Nesta terça-feira (31) é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Em Toledo, o Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), no Jardim La Salle, desenvolve o Programa de Controle do Tabagismo, juntamente com o Ministério da Saúde. Os fumantes recebem acompanhamentos profissionais multidisciplinares, como médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais aptos a lidar especificamente com a dependência de tabaco.
O tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através de grupos de apoio que realizam um encontro por semana, totalizando quatro encontros por mês. “Passado quinze dias depois do fim dos encontros, os participantes retornam ao CAPS AD para relatar ao grupo sobre suas experiências longe do cigarro”, comentou a coordenadora do CAPS AD de Toledo, Cristine Covo.
Cristine disse que em Toledo a procura por tratamentos são grandes. “Os grupos de apoio estão sempre na ativa. Percebemos que isso tem causado a redução do número de infartos ou de quaisquer doenças que estejam correlacionadas ao tabagismo”.
O CAPS AD está localizado na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº1876, próximo a Cúria Diocesana. O cidadão que tiver interesse deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima da residência para realizar o tratamento ou ser encaminhado ao atendimento mais próximo.
Dia Mundial sem Tabaco
Para 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lança a campanha com o tema ‘Embalagens Genéricas de Produtos de Tabaco’. O intuito é reduzir a demanda por tabaco e seus derivados através da padronização das embalagens do produto.
Em Toledo, a equipe CAPS AD, em parceria com o Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná (SIM-PR), estará nesta terça-feira (31) na Praça Willy Barth a partir das 8h para orientação e divulgação dos serviços em Toledo. A população ainda poderá aferir a pressão arterial e realizar o teste de HCT.
No Brasil, tramita no senado federal dois Projetos de Lei que propõem a adoção de embalagem genérica para produtos de tabaco, que definirá forma, tamanho, modo de abertura, mantendo apenas o nome da marca.
Lei Antifumo
Em 2014, entrou em vigor em todo o país a Lei Antifumo, que proíbe, entre outras coisas, fumar em ambientes fechados públicos e privados. “A proibição gradativa do cigarro em ambientes fechados, as inúmeras campanhas de conscientização, as taxas inseridas sobre o comércio do cigarro, a fiscalização do contrabando e a oferta de tratamento para aqueles que querem deixar de fumar são políticas públicas intersetoriais que pretendem diminuir o impacto desse hábito que provoca milhões de mortes anualmente” disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
Fumo passivo
A impossibilidade de fumar em locais fechados beneficia principalmente os não fumantes, influenciando assim a redução significativa de ocorrências, uma vez que os não tabagistas são maioria na população. Os benefícios para a saúde pública das medidas que restringem o fumo em lugares de uso coletivo já haviam sido comprovados em escalas menores. No entanto, outros pesquisadores enfrentaram obstáculos para isolar o impacto das normas em uma cidade mais populosas, como por exemplo, São Paulo.