O coordenador da Feira, Gilberto Menoncin destacou o espírito que sustenta a organização desta Edição do evento. “A Feira Shopping é exemplo de superação: de público, de pessimismo, financeiro e também, superação dos limites da imaginação e do progresso. É inovação, pois se renovou e buscou alternativas. Esta inovação está aqui nos estandes dos expositores, na integração das entidades e no trabalho do voluntariado. Está presente na parceria do público e do privado. Ela integra gerações, negócios e cultura. São nestes pilares que organizamos a Feira, para que seja um grande evento”.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial - Acit, Flávio Furlan agradeceu os parceiros da 23ª Edição da Feira Shopping e comentou as expectativas. “São as melhores possíveis. Temos uma Feira bem organizada, os expositores se dedicaram muito na montagem dos estandes para apresentar o melhor possível para o público e para que tudo ocorra bem”.
Furlan convidou a comunidade para prestigiar a Feira. “Queremos convidar as famílias de Toledo para que venham visitar a Feira. Tragam os seus filhos, pois teremos vários eventos artísticos durante todos os dias da Feira, vale a pena vir e conferir”.
O presidente da Acit destacou ainda o otimismo dos empresários expositores. “É o resultado e a conscientização de que o caminho é o associativismo e o cooperativismo que é muito forte na nossa região. Este é o caminho da superação”.
O prefeito Beto Lunitti, durante a abertura enfatizou a parceria público e privada. “O fato de termos mais de 100 expositores confirma que é a cooperação e determinação que resulta no crescimento virtuoso do nosso município. E esta parceria entre o setor público e privado que tem favorecido este ambiente para prosperarmos”. O prefeito comemorou os indicadores econômicos positivos de Toledo, no cenário estadual. “Conquistamos o primeiro lugar entre os municípios, na partição do bolo do ICMS – e isto é fruto da nossa parceria, que resultou num crescimento de 7,42%, sendo que no passado este índice esteve em decréscimo. Hoje também comemoramos a liderança na geração de empregos, o que mostra que estamos no caminho certo”.
Lei Rouanet
Flávio Furlan fez uma defesa pública da Lei, que no seu entendimento, foi alvo de ataques equivocados. “A sociedade precisa filtrar as informações. A Lei pode ter, em algum lugar, o desvio de finalidade, mas isso se combate com fiscalização, com pessoas técnicas e honestas dentro do Ministério da Cultura. A nossa Feira só se torna possível com o incentivo da Lei Rouanet. É preciso entender que não é um dinheiro do governo, é um dinheiro que as empresas ao invés de pagar o Imposto de Renda, direcionam para eventos artísticos. E neste, ano tivemos muitas dificuldades, pois no ano que passou as empresas não obtiveram lucro, consequentemente não se pagou muito Imposto de Renda, com isso tivemos dificuldades para conseguir recursos e montar a Feira”.
Atrações
A Feira Shopping conta com diversas atrações culturais e artísticas, como Circo Ático, Circo da Magia, Bike Session, ginástica rítmica,mágica, grupos de danças, entre outros. Conta também com exposição de Robótica dos alunos do Sesi, do Aeroclube de Toledo, que levará um avião modelo Ximango e um simulador de voos, além da Exposição de Artes do Atelier Taya.
Uma novidade em entretenimento será a plataforma com simulação de realidade virtual(com óculos 3D), que proporcionará aos visitantes experiências variadas de aventura, ação e ficção. As crianças também terão um espaço especial, com maquiagem infantil durante o evento.
Praça de Alimentação
A Praça de Alimentação é organizada pelas entidades Associação Promocional de Toledo (APA), Lions Clube e Aldeia Betesda, e será oferecido ao público lanches, porções variadas, sopas, bolos, tortas entre outros. O acesso à Feira e às atrações é gratuito. As opções de estacionamento contemplam a área paga e a livre.