Para Dorfschidt, a escola, principalmente as públicas, contam com um público fragilizado, vivendo em condições precárias de vida, sendo fruto da estrutura social vigente, dentro de um mundo globalizado e desigual refletido nas escolas públicas. “É preciso estruturar a política educacional de forma ampla e holística às transformações sociais desafiadoras”. Dorfschmidt ainda argumentou que dentro desta realidade há a necessidade de implementação de um Programa de Atendimento Psicopedagógico. “Ele vai englobar estes profissionais dentro das instituições de ensino público como uma forma de minimizar as tensões sociais, como uma importante intervenção junto aos alunos com ações sócio-educativas, palestras quanto aos seus direitos sociais, e, realizando todos os atendimentos necessários para os alunos com alternativas de êxito frente aos programas e projetos sociais oferecidos a crianças e adolescentes”.
Equipe
Segundo Dorsfschmidt, a equipe vai prestar atendimento preventivo ou terapêutico aos estudantes. Também dará orientação aos professores e demais profissionais que são integrantes da escola, os pais, familiares ou responsáveis pelos estudantes. “Para isso, pode ser firmado um convênio com faculdades ou universidades para a contratação dos profissionais. O vereador ainda explicou no projeto a finalidade de cada integrante da equipe”.
O vereador no Projeto explicou a função de cada integrante na equipe. Para ele, o psicopedagogo vai atuar no processo de aprendizagem, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. “Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade”.
Dorfschmidt esclareceu que o psicólogo será responsável por diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios emocionais e de personalidade. O assistente social orienta, planeja e promove uma vida mais saudável a população. O nutricionista trabalha com prevenção de doenças ao orientar a alimentação das pessoas saudáveis, promovendo saúde e bem-estar. “Ele tem que conhecer muito sobre a alimentação humana e ter domínio sobre a composição dos alimentos, de como esse alimento se comporta quando é preparado, as diferentes formas de preparo e as técnicas dietéticas”.
Para o vereador, o fonoaudiólogo vai atuar na prevenção, avaliação, diagnostico e tratamento fonoaudiológico na área da comunicação oral e escrita, voz, audição/sistema nervoso e estomatognático.
GERAL
Projeto prevê o atendimento psicopedagógico e social de Toledo
Está tramitando nas comissões da Câmara de Toledo, o Projeto de Lei n. 35/2011 do vereador Ademar Dorfschmidt. O projeto solicita a implantação do Programa de Atendimento Psicopedagógico e Social nas unidades escolares que integram a rede de Ensino Público Municipal e CMEI’s. O Programa será formado por uma equipe interprofissional habilitada a prestar atendimento psicopedagógico e social ao estudante matriculado, e dar suporte técnico à direção e aos professores. A equipe deve ser formada por: psicólogo, pedagogo, assistente social, nutricionista e fonoaudiólogo.
Mais lidas
- 1Mulheres representam 60% das inscrições no Enem 2025
- 261 socos: caso no RN retrata escalada da violência contra mulheres
- 3Professor de Direito da FAG lança livro sobre democracia, populismo e liberdade política
- 4Agosto Dourado: doação de leite materno é essencial para os bebês prematuros internados na Hoesp
- 5Toledo recebe “A alma canta” com Monsenhor Marcos Pavan nesta sexta-feira (1º)
Últimas notícias
- 1Unioeste lança agente de inteligência artificial para auxiliar pequenos agricultores no pós-colheita
- 2Programação do 1º Festival da Música Brasileira de Toledo começa amanhã (6)
- 3Toledo fecha 1º semestre de 2025 na liderança estadual na geração de empregos
- 4Inscrições para cursos no CEU das Artes e no Ondy Niederauer estão abertas
- 5JEPS E-sports promovem desenvolvimento e interação para os participantes