Prefeito Beto Lunitti anunciou, na manhã desta, segunda-feira (13), a inauguração de mais duas unidades do Restaurante Popular. As comunidades beneficiadas são o Jardim Gisela e o Jardim Panorama. Na oportunidade, também foi assinado à adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
Em 2014, o município adequou a Lei N° 2186/2014 para atender as exigências do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e definiu os parâmetros para elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. As mudanças feitas na época, sob o comando do então secretário de administração Amauri Linke garantiu o alinhamento do município com a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN). A medida garante ao município a recepção de recursos dos governos do Estado e Federal.
O SISAN esta articulado com a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, o COMSEA e a Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). O atual secretário de Administração, Nelvio Hubner destacou algumas vantagens da adesão do município ao SISAN. “Temos uma maior organização e participação da sociedade civil e ainda, podemos acompanhar os indicadores de segurança alimentar do município”.
Durante o evento, foi destacado a organização municipal com a antecipação do Plano de Segurança Alimentar. “Além de garantirmos o cofinanciamento, por meio da adesão ao SISAN, garantimos a segurança alimentar e nutricional da população. Em Toledo vamos além, teríamos um ano, após a adesão ao Sistema, para elaborar o Plano, mas já o temos pronto, graças a parceria a Unioeste, importante articuladora na elaboração do Plano”.
A articulação municipal foi reconhecida pelo chefe da SEAB, núcleo Toledo, Rudi Kuns. “A agilidade dos processos no município são reflexos do planejamento e a articulação junto a Unioeste e Emater. O município conduziu de forma ágil e, por meio desta articulação, tem acompanhado estes alimentos, desde a produção pela agricultura familiar até a escola, com segurança nutricional e alimentar”.
O prefeito Beto Lunitti, agradeceu aos parceiros e destacou a integração de 11 secretariais municipais em torno da Segurança Alimentar e o incentivo a agricultura familiar. “Estas ações contemplam um conjunto de políticas públicas interligadas. A segurança alimentar está num contexto de saúde preventiva, fortalecendo uma medida que prevê uma base alimentar, com controle nutricional importante. É um conjunto de ações que tem como propósito melhorar a vida das pessoas, que acontece porque a gestão está focada nas políticas intersetoriais e o resultado é o bem estar da população”.
Beto Lunitti destacou o aspecto econômico e bem estar social da medida. “Criamos o Plano Municipal de Aquisição de Alimentos, onde os agricultores que produzem os alimentos para a cozinha social são acompanhados. E estes produtos que foram produzidos com muito cuidado e carinho chegam a mesa das crianças como merenda escolar”.
Além da adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o prefeito Beto Lunitti, anunciou a inauguração de dois novos restaurantes, ainda no mês de junho. “Vamos inaugurar no dia 20, o Restaurante do Jardim Gisela e no dia 27 no Jardim Panorama. Assim ampliamos o acesso da nossa comunidade a uma alimentação com garantia e segurança nutricional e ainda, fortalecemos a agricultura familiar”.