O empreendedorismo fará parte das atividades de formação dos alunos da Universidade Paranaense, unidade de Toledo. O projeto foi lançado na semana passada e faz parte de uma parceria entre a universidade e o Sebrae para melhorar a formação dos acadêmicos e desenvolver neles o espírito empreendedor. Ao todo, 40 universidades do Paraná foram contempladas com o projeto, entre elas a Unipar, unidade de Toledo. Até 2017 serão realizadas várias ações na universidade, visando a formação dos estudantes e a assessoria de projetos, tanto de acadêmicos como da comunidade, visando o surgimento e o fortalecimento de novas empresas.
Na quarta-feira, 8, no auditório da Unipar, foi realizado o Incubando, um dos eventos do projeto, que visa disseminar a educação empreendedora no ensino superior. Alunos de diversos cursos participaram da atividade, que fez parte do lançamento do Circuito Oeste de Startup do Sebrae e apresentações de experiências de sucesso de microempresas, incluindo projetos de alunos da instituição. O diretor da unidade de Toledo, professor Roberto Niero, prestigiou o evento e destacou a importância desta parceria e do desenvolvimento do empreendedorismo na formação dos estudantes universitários. “O que vocês terão a oportunidade de ver através deste projeto não está previsto na grade curricular dos seus respectivos cursos, mas será uma grande oportunidade de saírem daqui com uma base para montar o seu próprio negócio, de começar a ter o seu próprio rendimento antes mesmo de sair da universidade”, comentou ele, recomendando aos estudantes que aproveitem esta chance. Todas as atividades serão disponibilizadas gratuitamente aos alunos, através da parceria com o Sebrae.
Conforme a professora Tânia Tasca Magalhães Mendoza, do curso de Administração, o projeto vai permitir uma formação extra aos seus acadêmicos, sem qualquer custo adicional. Os alunos vão receber informações sobre empreendedorismo e orientações técnicas do Sebrae de como abrir o seu próprio negócio. O projeto será desenvolvido até 2017 e ela acredita que representará um diferencial aos estudantes, na medida em que eles terão uma formação extra de gestão e desenvolvimento de empresas, mesmo que o curso não seja específico na área Administração.
Segundo ela, durante o evento já foram apresentados exemplos de sucesso, envolvendo estudantes da Unipar de diversos cursos, e a ideia do projeto é estimular o surgimento de outras iniciativas e preparar os estudantes para que invistam e prosperem em seus próprios negócios. O trabalho será desenvolvido com estudantes da Unipar e também com a comunidade em geral.