A Sadia terá uma de suas ginastas na seleção paranaense, categoria B (12 a 14 anos), nas Olimpíadas Escolares, etapa nacional, em João Pessoa, em setembro. A atleta Geane Silva, que representou o colégio estadual Germano Rodhen, neste final de semana, em Apucarana, na etapa estadual, ficou em segundo lugar no individual geral, classificando-se assim entre as 4 representantes do estado que farão parte da equipe. Geane também conquistou outras duas medalhas, uma de prata no aparelho maças e uma de bronze em corda.
Além de Geane, a equipe paranaense será integrada ainda pelas atletas Lucyellen Zanchettin, de Cascavel, classificada em primeiro lugar, Samara Sibin, e também de Cascavel, que ficou em terceiro. A londrinense Amanda dos Santos, completa a seleção. A competição nacional será de 20 a 29 de setembro, em João Pessoa, na Paraíba. O conjunto de corda de Toledo, representando a Funet, ficou em segundo lugar.
Tanto no individual como no conjunto, os resultados foram muito bons, segundo informou a coordenadora de arbitragem da competição e também técnica da Sadia, Débora Souza. O conjunto, em sua primeira disputa, ficou em segundo lugar por uma diferença muito pequena. “As meninas foram melhor no primeiro dia, mas no segundo ficaram um pouco nervosas e cometeram alguns erros. Para uma primeira disputa, o resultado foi excelente”, avaliou ela.
No individual, a participação das atletas também foi muito boa. Segundo a técnica, as atletas do estado nesta categoria estão bastante equilibradas e quem comete um ou outro erro acaba perdendo espaço. Ela destacou também a seriedade do trabalho da banca de arbitragem, que avaliou corretamente o desempenho das ginastas, não priorizando um ou outro clube de uma ou outra cidade. “Quem foi para o pódio realmente mereceu. Os árbitros da Federação avaliam com total seriedade, não priorizando cidade ou clube. Com isso, as meninas também sentem-se mais valorizadas e incentivadas a melhorar porque sabem que se esforçarem terão o seu trabalho reconhecido”, ressalta Débora, que neste ano deverá coordenar a banca de arbitragem dos Jogos Escolares, nas categorias A e B, da Juventude e Abertos.
Na equipe individual participaram dos Jogos Escolares B as atletas Geane Silva, Allanis Flach do Nascimento, Antonela Paz, Tayná Stein e Pâmela Trevisan. No conjunto Bianca da Silva, Kauhana Gomes Evangelista, Layane Machado, Natieli Konrad e Caroline Künzler. O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 26 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo, apoio da Unimed e com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Prati-Donaduzzi, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.