Quatro atletas de ginástica rítmica da Bolívia, sendo três do pré-infantil e uma do infantil, vão passar as férias escolares em Toledo. O período, no entanto, não será de brincadeiras e passeios. Será de treinos intensivos, visando a preparação para duas importantes competições, o campeonato nacional e o Sul-Americano, que serão realizados na Bolívia.
As quatro ginastas, que vieram acompanhadas da técnica Deniss Sayaverde e das suas mães, vão permanecer em Toledo de 4 a 16 de julho, treinando no clube Sadia. O clube já mantém um intercâmbio com o país e nos últimos anos tem recebido ginastas para períodos de treinamento.
“É muito bom para o clube e um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, comenta a professora Gracieli Morais, que juntamente com a professora Solange Martins Paludo vai realizar um trabalho com as ginastas. Durante duas semanas elas terão muito o que fazer para a “limpeza” das séries, ou seja, aperfeiçoar todos os movimentos para que eles sejam realmente valorizados. “Vamos melhorar as coreografias, aperfeiçoar os movimentos, deixar as séries limpas e mais bonitas”, explica Gracieli.
O trabalho que será realizado em duas semanas deverá ser reforçado posteriormente, durante os treinos das atletas na Bolívia, até a competição nacional, no final do mês de julho, e o Sul-Americano, em outubro. “Nossa expectativa é melhorar o rendimento técnico, polir as séries e também trocar experiências com outras ginastas e o clube. Na Bolívia, não temos uma estrutura física e de pessoal como a da Sadia para treinamentos e achamos importante que nossas ginastas conheçam a rotina e o sistema de treinamento de um clube deste porte”, comenta a técnica boliviana.
O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 26 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo, apoio da Unimed e com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Prati-Donaduzzi, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.