No máximo em setembro deste ano a PUCPR Câmpus Toledo fará o lançamento do projeto da Aceleradora Red Foot, desenvolvido através do Núcleo de Excelência em Empreendedorismo e Inovação (NEEI) com os professores Angélica Patrícia Sommer Meurer, Hermes João Inácio, Michelli Caroline Ferronato e Evandro Jackson Redivo Nava.
Criado em agosto do ano passado, o NEEI tem como proposta de atuação em três linhas: capacitação/desenvolvimento em empreendedorismo (para criar a cultura de empreendedorismo), prestação de serviços (consultoria e pesquisa) e aceleradora/incubadora de novos negócios. “A ideia surgiu a partir da percepção da necessidade que o mercado em geral possui por mudanças e inovação”, comenta o professor Evandro Jackson Redivo Nava, que atua também na PUC Talentos, dentro do Núcleo de Empregabilidade e Oportunidades (NEO).
Segundo ele, a universidade tem os estudantes que, em sua maioria, tem energia, sonhos e aspirações. “Concluímos que um dos papéis da universidade deve ser o de estimular e converter isto em soluções e novos empreendimentos para a sociedade da região”, completa.
O PROJETO
As atividades da aceleradora serão destinadas prioritariamente aos estudantes da PUCPR Câmpus Toledo, no entanto, serão aceitos projetos vindos da comunidade em geral. “Além do NEEI (Núcleo de Excelência em Empreendedorismo e Inovação), vários professores dos diversos cursos do câmpus serão convidados, de acordo com suas expertises (especialidades), para atuar nas demandas do projeto”, explica Evandro Redivo.
Um dos segredos para a rapidez no desenvolvimento da Red Foot e na expectativa de seus resultados é o envolvimento de importantes entidades e empresas da iniciativa privada. Além da PUCPR, também participarão parceiros chave como o Sebrae, Sicoob, GarantiOeste, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e Junsoft.
O TRABALHO
Por meio de edital serão lançadas as regras e os eixos de aceleração apoiados pela Red Foot. Dentre as propostas inscritas serão selecionados os participantes da etapa de pré-aceleração (que será de 1 a 3 meses). Os aprovados na etapa de pré-aceleração poderão apresentar o projeto ou plano de negócio, candidatando-se à seletiva para a etapa de aceleração (de 3 meses até 2 anos). Para participar da etapa de aceleração será exigido que as equipes tenham CNPJ, com empresa constituída. O NEEI também vai atuar na prestação de serviços para atender as demandas das empresas da região, em projetos que podem envolver pesquisa e consultoria envolvendo professores do Câmpus Toledo e, eventualmente, estudantes.