No mês de junho diversos setores ligados ao poder público se reuniram para buscar uma saída para o aumento da prostituição no município, principalmente na Rua São João, no Centro. A situação aflige os moradores da região e a Promotoria de Justiça já tem em mãos um documento, com a adesão de 250 moradores, pedindo providências. No encontro, a Prefeitura se comprometeu, no primeiro momento, em melhorar a iluminação pública no local, substituindo lâmpadas por equipamento de maior intensidade luminosa e melhorando a arborização.
Dentro deste planejamento, nesta sexta-feira (15) a Secretaria de Meio Ambiente iniciou os trabalhos de poda e retirada de algumas árvores. Todas as ações seguem o previsto no Plano Municipal de Arborização Urbana de Toledo (PMAUT). Foram retiradas algumas árvores e feita a limpeza. Além disso, o desbaste prevê uma maior visibilidade aos novos semáforos da via, atendendo a segurança dos moradores e também dos usuários da via pública.
Já a Secretaria de Habitação e Urbanismo realizou intervenções no sistema antigo de iluminação, instalando um mais potente, mais claro, oferecendo maior qualidade visual no caso de instalação de câmeras de segurança. Antes eram utilizadas luminárias de vapor de sódio, produzindo uma luz mais amarelada. A troca das lâmpadas ocorreu na primeira quinzena de julho.
Outra ação da Prefeitura é a ampliação do videomonitoramento. Os estudos já foram realizados e está prevista, dentro do processo de licitação para ampliação da rede de fibra óptica, a instalação de uma câmera na esquina das Ruas São João e XV de Novembro, possibilitando o monitoramento de toda a rua, desde a rotatória da Avenida Maripá até a Avenida J. J. Muraro, com qualidade. Ainda em relação à segurança, foram intensificadas as rondas ostensivas na região por agentes da Guarda Municipal e das Polícias Civil e Militar.