Entre os dias 3 e 9 de julho, em Tibagi e São Jerônimo da Serra, estudantes da PUCPR participaram de mais uma etapa do Projeto Missão Universitária Irmão Henri Vergès, realizado pela Pastoral da Universidade anualmente durante uma semana nas férias de julho. De Toledo foram 18 estudantes no total.
“Essa experiência é voltada para acadêmicos que ainda não realizaram o projeto ou que participaram de, no máximo, uma experiência anterior desse mesmo projeto”, explica Claiton Poersch, responsável pela Pastoral da Universidade no Câmpus Toledo.
Segundo ele, o objetivo do projeto é viabilizar aos participantes uma experiência de inserção social em vários contextos (Escolas Municipais e Estaduais (com alunos e professores), Centros Municipais de Educação Infantil, Lar de Idosos, Centro Comunitário, Apae, Cras, Comunidades em situação de vulnerabilidade social, visita às famílias e ações concretas) “no intuito de despertar neles (estudantes) o desenvolvimento de valores humanos e cristãos, favorecendo, dessa forma, a formação de agentes sócio transformadores e protagonistas de mudanças”.
Durante a semana os acadêmicos, divididos em grupos, realizam as ações nos locais escolhidos, desenvolvendo atividades lúdico-formativas ou ainda oportunizando momentos deformação com lideranças das comunidades ou professores.
“O diferencial dessa experiência é que os acadêmicos são os responsáveis pela elaboração e organização das atividades a serem desenvolvidas durante a semana, pois realizaram uma visita precursora ao local de realização do projeto e, a partir dela, organizaram um cronograma de atividades e serem desenvolvidas”, finaliza Claiton.