Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Caçadores de Bons Exemplos passam por Toledo e deixam o maior tesouro da humanidade: a cidadania

Casal viaja todo o Brasil procurando e divulgando boas ações que mudam a comunidade e inspiram pessoas

25/07/2016 - 17:07


Ultimamente o planeta parece estar um caos. A mídia divulga tantas notícias negativas, que parece que não existem coisas boas. Mas será que o mundo realmente só tem coisas ruins? De 14 a 22 de julho, Toledo e região receberam os Caçadores de Bons Exemplos, projeto idealizado pelo casal Eduardo e Iara Xavier que tem a intenção de buscar boas ações que mudam a comunidade. Os caçadores já viajaram 225 mil quilômetros pelo Brasil e possuem mais de 1750 projetos catalogados nas mais de 150 cidades que passaram.

Cansados de ouvirem somente notícias ruins, Eduardo e Iara resolveram provar para o mundo que há mais pessoas promovendo o bem do que o mal. Para dar visibilidade a estas ações venderam o apartamento da família para subsidiar uma viagem de cinco anos (2011 a 2015) e registrar projetos em todos os estados brasileiros.

“Tínhamos alguns questionamentos internos. Não estamos neste mundo somente para fazer coisas tradicionais impostas pela sociedade, como crescer, casar e deixar bens materiais. Viemos ao Planeta Terra para algo a mais. Para nós a atitude mais simples era no desfazermos do que tínhamos. Vendemos tudo e fomos viajar para conhecer pessoas e ver o que as motivam a fazerem cosas boas”, explicou Eduardo.

O projeto se apoia em quatro diretrizes: a primeira é mudar o olhar da sociedade, ou seja, mostrar que existem muito mais ações positivas do que ações negativas no mundo - olhar o lado luminoso do ser humano; a segunda, inspirar outras pessoas, sensibilizar a sociedade para estas ações e multiplicá-las; a terceira é conectar as pessoas a estas ações, se não é possível gerar uma nova ação contribua com aquela que existe em sua comunidade; e a quarta diretriz é a valorização destes bons exemplos, para que as pessoas sintam-se estimuladas a continuarem no caminho do bem.

Criar um blog nunca foi o intuito principal do projeto, mas depois que o casal percebeu que estavam sendo egoístas em não compartilhar suas vivências, decidiram divulgar a cidadania realizada por tantas pessoas que já haviam conhecido. “O projeto teve uma proporção que não esperávamos. Foi aí que percebemos que nosso principal dever é inspirar as pessoas e que o mundo precisa ouvir boas histórias”, comentou Eduardo.

Iara contou que o projeto ganhou maior intensidade quando o casal viajava de Manaus para Porto Velho em uma estrada que estava fechada há 40 anos. Eles estavam passando pelo meio da Floresta Amazônica com a visão de uma paisagem paradisíaca, quando decidiram parar para fotografar o local. Foi quando um garoto de calção e sabonete na mão pronto para tomar banho no rio se aproximou dela e fez a pergunta crucial. “Quem são vocês e o que fazem?”.

“Eu apenas resumi que éramos um casal que se desfez de tudo para procurar boas ações na sociedade e distribuí-las gratuitamente. Foi quando ele me disse uma das coisas mais preciosas que já ouvi. ‘Se a informação é o bem mais precioso que o ser humano tem e vocês estão divulgando gratuitamente, então vocês estão divulgando tesouros. Eu não conheço ninguém tão rico como vocês’. Isso me fez questionar quais tesouros nós temos. Bens materiais ou boas ações?”, relatou.  

Iara ainda disse que o casal visita lugares turisticamente famosos, mas não procuram conhecer o local, sim pessoas que mudam o mundo de alguma forma. “Mais que conhecer o local culturalmente, nosso objetivo é divulgar as ações humanas que existem por lá”.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px