Na noite de quinta-feira (28), a Secretaria municipal de Planejamento Estratégico realizou no Auditório Acary de Oliveira uma audiência pública para avaliação do Plano de Mobilidade Urbana do município. O encontro avaliou a versão do Plano com as intervenções sugeridas na última assembleia. Os trabalhos foram conduzidos pela Gasini Projetos, Consultoria e Treinamentos contratada para elaboração do Plano. Comunidade destacou a importância das campanhas de educação no trânsito.
Dados tabelados sobre os fluxos da cidade, os pontos críticos e todos os aspectos de circulação e acessibilidade em Toledo foram diagnosticados e sugerido soluções. A apresentação de um planejamento para a mobilidade urbana é um exigência legal para municípios de mais de 20 mil habitantes. O diagnóstico apontou que Toledo possui a 3ª frota per capta do Paraná, atrás apenas de Curitiba e Maringá, desta forma o Plano prioriza o deslocamento de pedestres, em seguida o transporte público e ciclistas, cargas e por último os meios individuais.
De acordo com o secretário de Planejamento Estratégico, Renato Zeni da Rocha, destacou a importância da audiência. “A maioria das pessoas falaram sobre as dificuldades em transitar em muitas calçadas do município. Nós temos que pensar nisso, pois Toledo é privilegiada na questão de pavimentação, mas não em relação às calçadas”. A empresa tem até 70 dias para fazer a tabulação de dados e fazer um projeto de lei e enviar a Câmara dos Vereadores.
Alguns participantes da audiência reclamaram das construtoras que utilizam o passeio para colocar seus materiais. “É necessário conscientização. O cidadão não pode sair da calçada e ir para rua para desviar de um obstáculo”, comentou secretário Rocha.
Investir em educação no trânsito, na implantação de cicloparques e bicicletários foram algumas das sugestões populares. “Toledo ao implantar esse processo, terá um grande salto de qualidade em mobilidade urbana. A partir do momento que você põe o pé para fora de casa, você está sujeito ao trânsito. São políticas que precisam ser implementadas e que colocará o município em um patamar moderno”, concluiu o secretário.