De acordo com o professor Jefferson Paulo Martins, coordenador do curso de Ciências Contábeis, o encontro foi “ótimo” porque, segundo ele, este contato com experiências implementadas em outros países e universidades que estão no topo, como é o caso de Harvard, “nos faz repensar muitas ações, esta troca de informação é muito importante”.
Pensamento semelhante ao do Decano do Câmpus Toledo, professor Renato Tratch. Para ele o Devising foi “espetacular”.Tratch reforça que o encontro, de certa forma, validou “que o que estamos fazendo e isso é muito bom. O mesmo ocorre com a nossa visão do futuro”. Ainda de acordo com ele, os professores questionaram bastante, além de fazerem uma espécie de autocrítica “sobre como fazer diferente, em como melhorar o processo de aprendizagem e isso é fantástico para a implementação desta nova forma de pensar o ensino”, aponta Renato Tratch.
MUDANÇA
"O Devising 21 foi uma experiência de aprendizagem fantástica, solidificando nossa caminhada para o desafio de tornar o estudante um participante ativo na sala de aula”, comentou o professor Evandro Jackson Redivo Nava, coordenador do Núcleo de Empregabilidade e Oportunidades (NEO) e do Núcleo de Excelência em Empreendedorismo e Inovação (NEEI).
Já a professora Adriana Dambros, integrante do NEP/Câmpus Toledo, afirmou que conhecer experiências de universidades internacionais,“que estão obtendo ótimos resultados em um caminho que estamos iniciando, reforça nossa convicção sobre a importância de focar no desenvolvimento de competências e utilizar metodologias ativas de aprendizagem” Ainda de acordo com a professora Adriana, eventos como este motivam o professor a voltar “com muitas ideias para trabalhar com os demais professores”.
Para a professora adjunta do curso de AgronomiaLuciana Alves Fogaça o evento foi “muito interessante e produtivo” e permitiu aos professores não somente conhecer alguns métodos de aprendizagem, “como também compartilhar experiências realizadas”.
E na opinião do coordenador do curso de Administração, professorDomingos Vida Costa Filho, a sociedade moderna exige profissionais proativos, que saibam fazer. “A PUCPR, numa iniciativa alinhada ao mercado, está capacitando seus professores a saber ensinar profissionais para o mercado do século 21”, disse ele, acrescentando que participar do Devising“foi um momento ímpar para aplicarmos metodologias ativas nas nossas disciplinas e capacitar nossos estudantes”.
GRUPO
O grupo de Toledo foi formado pelos professores Andrea Meirelles, João Edson Kaefer, Valdemir Aleixo, Evandro Nava, Hermes Inacio, Jaime Rauber, Rodrigo Campagnolo, Luciana Fogaça, Mauricio Bedim, Tiago Frigotto, Michelli Ferronato, Marizete Silva, Adriana Dambros, Tatiana Orlandi, Renato Herdina, Renato Tratch, Domingos Vida Costa Filho, Ana Carla Almeida, InaraStraubProchnau, Cezar Franco, Vanessa Yuri, Paulo Figueira, Paulo Merisio e Jefferson Paulo Martins.