Nas reuniões semanais, na pausa para o café, nos almoços de domingo e até mesmo na fila para comprar pão: o assunto do momento é a chamada “crise política/econômica” pela qual o país passa. No entanto, uma das perguntas que deve ser feita, principalmente pelos empresários é: - o que eu farei de diferente para que meu negócio não sofra impactos irreversíveis na atual situação? A alternativa está no “engajamento de colaboradores”.
Segundo uma pesquisa do Instituto Dale Carnegie Training, 64% dos funcionários das pequenas e médias empresas não são totalmente engajados no negócio. Já nas grandes corporações, o número sobe para 71%. Dentro dos números das pequenas e médias empresas, 18% estão totalmente sem conexão com o que muitos chamam de “a alma do negócio”.
Esse resultado, de acordo com o José Luiz Ferreira, diretor e trainer de franquias especializadas em treinamentos, gestão e desenvolvimento de pessoas, aponta para a necessidade de valorização dos colaboradores. “O funcionário precisa receber um salário emocional, além do dinheiro todo início do mês. É isso que faz com que ele se sinta valorizado, sabendo que sua atuação faz diferença na empresa”, explica.
O diretor indica ainda, que o líder é quem deve estar motivado e servir de inspiração para a equipe. “É ele quem deve mostrar o quanto é importante o desempenho do colaborador, o valor de sua produtividade e transmitir o sentimento de que o funcionário pode ‘viver’ a empresa junto do líder e dos demais”, complementa José Luiz Ferreira.
Como engajar uma equipe?
Diante deste cenário, muitos líderes e empresários se questionam: - como conseguir o engajamento da minha equipe? A resposta está em adquirir conhecimento. A chave pode ser encontrada nos treinamentos de liderança, com foco nas competências e melhora de desempenho das pessoas. Quem decidiu investir em treinamento e já sente o retorno, é o superintende do Sicoob Oeste, Gilberto Albarello, que além de participar, também proporciona a seus colaboradores, a chance de estar no Dale Carnegie Course (DCC), treinamento que ocorre em Toledo e região. “É notável a diferença. Eles incorporaram a ideia da cooperativa de transformá-los em pessoas melhores e fazerem negócios melhores. O treinamento impactou no nosso resultado de negócios, pois deixamos de ver só o processo e a tarefa e mudamos o foco para o resultado”, explica Albarello. “Desde o início da atividade ajuda profissionais a melhorar as competências de comunicação e liderança.
Acreditamos no princípio de que maximizar o potencial humano é a chave do sucesso dos negócios, por isso o Dale Carnegie fornece uma abordagem prática
para o sucesso do negócio num ambiente competitivo”, explica o diretor José Luiz Ferreira.
Qual a melhor opção de treinamento para os meus colaboradores?
O Instituto Dale Carnegie Training oferece opções de treinamento que podem se encaixar a necessidade da empresa. Entre as opções estão: Dale Carnegie Course (DCC), Treinamento de Negociação Total (TN), High Impact Presentations - Apresentação de Alto Impacto (HIP) e Treinamento de Liderança para Gestores (TLG). A franquia presente na região Oeste do Paraná, está com a seguinte programação: Dale Carnegie Course (DCC) em Toledo, no dia 16 de agosto, em Foz do Iguaçu no dia 14 de agosto, em Medianeira no dia 22 de agosto, em Cascavel no dia 29 de agosto. Já o Treinamento de Negociação Total (TNT), ocorrerá em Foz do Iguaçu nos dias 8 e 9 e 15 e 16 de setembro e o HIP – Apresentação de Alto Impacto, em Cascavel, nos dias 7 e 8 de outubro. Para informações, acesse: www.dalecarnegie.com.br ou ligue: (45) 3038-9119.
Dale Carnegie Training
A Dale Carnegie Training é a principal empresa a nível mundial de desenvolvimento de competências de habilidades leves e promoção de soluções
globais com resultados comprovados no desenvolvimento de competências comportamentais e de gestão. Com sede em Nova Iorque, desde 1912, está
presente em 80 países com mais de 170 escritórios. Com cerca de 4 mil instrutores qualificados, realiza treinamento e coaching em mais 25 línguas,
formando 500 mil pessoas por ano, totalizando mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo. O compromisso com a qualidade é medido no âmbito da
certificação ISO 9001:2008, através de uma pesquisa de satisfação. O índice de satisfação dos participantes nos cursos é de 99%. A pesquisa foi
distribuída a nível mundial a mais de 500 mil participantes. A aplicação do ciclo de quatro fases integra as seguintes componentes: Mudança de Atitude,
Conhecimento, Prática e Habilidade, um diferencial da abordagem.