Na manhã desta quarta-feira (10) aconteceu a já tradicional cerimônia de comemoração do aniversário da Polícia Militar do Paraná em Toledo. A solenidade com homenagens e celebrações aconteceu no Parque Ecológico Diva Paim Barth e contou com a presença de autoridades civis e militares, incluindo os integrantes da corporação do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM).
Segundo o Sub Comandante do 19º BPM, major Adauto Nascimento Giraldes Almeida, há muito que comemorar. “Homens e mulheres que realmente são heróis. Você doar o seu maior patrimônio – que é a sua vida – a alguém que você sequer conhece, é uma honraria acima do entendimento, acima dessa dimensão”, disse.
Na ocasião, policiais que completaram 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à Polícia Militar e à sociedade, receberam homenagens com medalhas de ouro, prata e bronze e também a Medalha de Sangue. “Imagine 30 anos de serviço de policiais que não tem direito de se sindicalizar, não podem se filiar a partido político, não tem adicional noturno, mas estão 24 horas disponíveis para o estado. Servimos como sacerdócio a comunidade paranaense”, ressaltou o major Adauto Almeida.
Presente em todos os municípios paranaenses, a PM atua de forma preventiva e também repressiva quando há necessidade, em todas as modalidades de policiamento como de fronteira, ambiental, rodoviária, urbana e de trânsito. Segundo o subcomandante do 19º BPM “isso faz com que a sociedade possa ter a tranquilidade que deseja. Nós gostaríamos que a criminalidade não alcançasse os patamares atuais, todavia este é um problema social. Nós combatemos os fins e não os meios”. Almeida ainda disse que a PM é fruto e reflexo da sociedade. “Recebemos os Policiais que já tem uma bagagem de informação e uma experiência cognitiva. Ele é fruto do meio que viveu, para servir à sociedade e nós os lapidamos”.
Entre os homenageados esteve o 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, que também é integrante da Polícia Militar do Paraná, o Capitão Luiz Eduardo Zarpelon, que recebeu a medalha de bronze pelos 10 anos de atuação na corporação. “O recebimento desta medalha é muito especial e serve inicialmente como reconhecimento da corporação. Podemos dizer que todos se dedicaram em prol do cidadão. E o tempo é a melhor forma de adquirir experiência e sabedoria e encaro como amadurecimento e um combustível a mais para os próximos 25 anos que tenho pela frente”, disse.