Logo na entrada do prédio principal um carro batido dava o tom da campanha “#seliganocinto” lançada nesta quarta-feira (10) na PUCPR Câmpus Toledo. O objetivo da campanha é conscientizar os estudantes sobre a importância de usar o cinto de segurança em todos os veículos, mas principalmente em vans e ônibus, usados por cerca de 70% dos estudantes como meio de transporte para a universidade.
O veículo foi conseguido junto ao 19º Batalhão da Polícia Militar, que apoia este tipo de iniciativa por ser de extrema importância na redução de mortes no trânsito. E o trânsito em Toledo está mais violento neste ano. De janeiro a julho os acidentes tiraram a via de 21 pessoas no perímetro urbano e nas rodovias que cortam o município. Os dados são da 20ª Subdivisão Policial e indicam um aumento de 162% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas oito mortes.
SEGURANÇA
Na visão do decano do câmpus, professor Renato Tratch, essa situação do uso de cinto de segurança em veículos de passeio está bem consolidada, “praticamente todo mundo usa, mas nos ônibus foi detectado que poucos estudantes de outras cidades que vêm ao câmpus não utilizam”, comenta o professor, satisfeito com esta primeira campanha realizada no câmpus.
Segundo ele, essa é uma forma de irradiar uma preocupação da PUCPR com a segurança, “não apenas dos nossos estudantes, mas de outras instituições de ensino superior que utilizam estes ônibus e vans”, diz, completando que “a ideia é fazer um processo de multiplicação sobre a necessidade de usar o cinto de segurança, ainda mais por se tratar de um equipamento obrigatório. É uma forma de estarmos garantindo a segurança dos nossos estudantes e fomentando esta cultura pelo que é correto e seguro”. O cinto de segurança reduz em até 75% o risco de morte em caso de colisões de veículos. “O cinto de segurança é imprescindível para garantir que você chegue ao seu destino com segurança”, reforça o professor Renato Tratch.
TEATRO
Além do veículo batido, cartazes foram espalhados pelo câmpus com algumas informações sobre a importância do uso do cinto. Também o grupo teatral da PUCPR em Toledo, o “Até Q Enfim” realizou uma esquete na entrada do prédio principal onde uma jornalista entrevistava alguns estudantes sobre o meio de transporte utilizado para irem ao câmpous e se eles haviam usado o cinto. Tudo era gravado diante de uma ‘vítima’ em uma maca. Um cartaz também mostrava o que poderia acontecer em caso de acidente sem o uso do cinto. Para tornar a campanha ainda mais atraente os estudantes poderão postar fotos no Facebook da Atlética do Câmpus utilizando a hashtag #seliganocinto, mostrando que ele e seus amigos usam o cinto de segurança. Haverá o sorteio de um prêmio surpresa no dia 10 de setembro.