Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Produtores de Boa Vista formam Condomínio de Inseminação Artificial

O programa de Condomínios de Inseminação Artificial de Bovinos de Leite de Toledo ganhou mais um grupo. Cerca de 15 produtores formaram o grupo de Boa Vista, no interior do município, na semana passada, a partir dos desmembramento de um grupo de Linha Dr. Ernesto. “O aumento da procura pelos produtores, a mobilização e a organização destes permitiram a formação de um novo grupo”, informou a coordenadora do programa pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Eliane Sperafico. Com o novo grupo são 27 condomínios em funcionamento em Toledo.

18/05/2011 - 15:49


O processo é o mesmo que o percorrido pelos demais grupos formados no interior do município. Eles participaram de reuniões com técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Emater, receberam informações sobre o programa, regras de funcionamento e aguardaram a formação de um inseminador. Cada grupo tem um inseminador treinado que presta serviços para os produtores de leite, recebendo um valor fixo por inseminação, não superior a R$ 25,00 por inseminação. Com um técnico mais próximo e mais barato, além do subsídio a doses de sêmen pela prefeitura, o produtor reduz os seus custos para a inseminação de animais.
A prefeitura fornece um botijão e nitrogênio para conservação do sêmen além de um número mínimo de doses, que são repostas pelos produtores, conforme a necessidade. O novo grupo recebeu 100 doses de sêmen, que serão distribuídas entre os produtores cadastrados. Cada produtor recebe 50 por cento, em doses de sêmen, do total de animais aptos para inseminação durante o ano.
O programa, instituído em 1999, através de uma parceria entre a prefeitura e a Emater, visa estimular a adoção da inseminação artificial para o melhoramento genético do rebanho bovino. Além disso, o Condomínio também permite um trabalho mais amplo com os produtores repassando orientações sobre alimentação, sanidade, organização das propriedades, entre outras questões, visando aumentar a eficiência e a produtividade rural.
Os resultados são muito positivos, segundo avalia Eliane Sperafico. Desde o início do programa foram inseminadas 41.623 fêmeas, resultando um total de 15.800 bezerras nascidas. Neste ano o município vai adquirir e distribuir aos 337 produtores cadastrados dos 27 Condomínios de Inseminação Artificial, 4.580 doses de sêmen. O trabalho, acrescenta Eliane Sperafico, resultou bum aumento expressivo na produção de leite, que se reflete em toda a cadeia produtiva. “O melhoramento genético que vem sendo alcançado pelos produtores rurais reflete-se na produção de leite cada vez maior e no fortalecimento de toda a cadeia produtiva de leite aqui instalada. O sucesso do programa é fruto do trabalho e tecnificação do nosso produtor, que está sempre em treinamento e aberto às novidades do setor leiteiro”, afirma.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29