1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Reinauguração da Casa da Cultura celebra o passado e o presente

A Casa da Cultura de Toledo, a primeira do estado do Paraná, reabriu as suas portas nesta quarta-feira (18) depois de uma de uma reforma geral que iniciou no fim do mês de dezembro do ano passado, quando o então secretário da Cultura Tita Furlan encabeçou o projeto. Na inauguração desta quarta-feira, a agora secretária Rosangela Rech agradeceu o trabalho de todos os envolvidos e a compreensão dos estudantes e seus pais durante o período de reforma em que as aulas foram realizadas no Teatro Municipal. Nesse sentido, o vereador Rogério Massing, representante do Legislativo, lembrou que o ex-secretário Tita deu sua contribuição à Cultura.

18/05/2011 - 17:09


A reforma incluiu revisão hidráulica e elétrica, construção de banheiros para deficientes, melhorias na cozinha, salas administrativas e de cursos, troca de piso, pintura interna e externa, entre outros detalhes, num investimento total de R$ 130 mil. A obra foi entregue pelo prefeito, José Carlos Schiavinato, e pela secretária municipal de Cultura, Rosângela Reche, em um evento que contou ainda com a presença dos vereadores Rogério Massing, Leoclides Bisognin, Luís Fritzen e João Martins, secretários, artistas, funcionários da Casa e convidados.

Rosangela salientou que essa foi a primeira grande reforma que a Casa recebeu, desde a sua implantação, e que partir de então vai proporcionar mais conforto e qualidade aos funcionários que trabalham neste local e os alunos que participam dos mais diferentes cursos. “A reforma era extremamente necessária e hoje a Casa está mais bonita, mais arejada, mais iluminada, pronta para receber nossos funcionários, alunos e artistas”, destacou a secretária municipal de Cultura.
O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, agradeceu a oportunidade de também dar a sua contribuição para o desenvolvimento da cultura em Toledo. Ele destacou que Casa da Cultura também recebeu a atenção de gestões anteriores, além de outros investimentos na estruturação da equipe, com a contratação de professores efetivos para a oferta de cursos gratuitos à população.
Antevendo críticas, visto a proximidade de ano eleitoral, Schiavinato fez um apelo para que a Cultura não seja usada como instrumento de crítica em campanhas futuras, mas com a apresentação de propostas coerentes para o desenvolvimento da cultura. Neste sentido o vereador Rogério Massing usou de um eufemismo dizendo que há limitações orçamentárias na área da cultura, que segundo ele tem como razão as diversas outras prioridades na administração. “Hoje é a Rosangela, há pouco era o Tita, é nos sabemos da dificuldade dos secretários de lidarem com recursos escassos e sabemos que com a cultura não é diferente. Também sabemos que a cultura é feita de oportunidades e a Casa da Cultura oportuniza isso”, disse Massing que destacou ainda que “de nada adianta uma Casa se não receber artistas”. O vereador ratificou a importância do espaço físico reformado, que somente tem valor se tiver artistas utilizando e se estes artistas tiverem amor pela cultura.
Neusa Maria Federhenn faz parte da história da Casa da Cultura. Há 17 anos Neusa trabalha na Casa e lembra que seu transcurso na arte,na música e no canto começou naquele lugar. Neusa relembra que quando era criança passava pelo local que hoje abriga a Casa e que depois acompanhou a construção da obra. Ela relata que “antes quando ainda não existia nada, somente mato, ela atravessava o local para ir ao Colégio La Salle, onde estudava. “Ainda hoje existem árvores aqui daquele tempo, acompanhei a construção da Casa. O 2º Festin foi feito aqui na frente”, lembra Neuza emocionada. Ela afirma que sente orgulho de ser filha da Casa e que como filha gostaria que a Casa recebesse muitos alunos, arte, música, e muita seriedade dos professores que viram a trabalhar no local. Ela apelou para que o poder público desse de presente a Casa “um olhar voltado mais para o futuro, para a cultura, porque um povo sem cultura não é povo”, defendeu.
A Casa
A Casa atende atualmente cerca de 800 alunos, com cursos de teatro, teoria musical, instrumentos musicais, entre outros. Os cursos são realizados no local e descentralizados para entidades e programas sociais, como Aldeia Infantil Betesda, Ação Social São Vicente de Paulo, Centro Social São Francisco e Programa Florir Toledo. Oito professores efetivos da Casa da Cultura ministram os cursos, todos gratuitos e abertos aos interessados, conforme a disponibilidade de vagas.
Virada Cultural
O prefeito aproveitou a oportunidade para divulgar e convidar a população para participar nos dias 28 e 29 de maio da a I Virada Cultural. O evento vai reunir cerca de 300 artistas e mais de 60 atrações culturais em 24 horas de atividades. O evento vai valorizar o talento de artistas locais, além de convidados como Kleiton e Kleidir, Léo e Giba e Rafain Show, um espetáculo com uma grande variedade de danças em diversos gêneros musicais.
A programação será realizada no Centro de Eventos Ismael Sperafico, no Parque Ecológico Diva Paim Barth e no Teatro Municipal. Em todos os locais o acesso é gratuito. O prefeito também adiantou que a segunda edição já está agendada para o dia 21 de abril de 2012.
 
 
Confira ainda reportagem em vídeo.
 
Por Rosselane Giordani
 
Sem nome %281144 x 250 px%29