O badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo, ficando atrás somente do futebol. Com o intuito de conhecer o projeto de badminton da Ação Social São Vicente de Paulo, o técnico da seleção brasileira da modalidade, Marco Vasconcelos, esteve em Toledo para aplicar algumas instruções e realizar treinos junto aos atletas e técnicos filiados a Badminton Federação Paranaense (BFP).
Marco representou Portugal em três Jogos Olímpicos e, segundo ele, muitos atletas da seleção vêm de projetos sociais. “Toledo possui atletas promissores. Não dispenso a possibilidade de que alguns jogadores toledanos façam parte da seleção brasileira futuramente”. Ele ainda ressaltou a importância do apoio do governo e de empresas privadas. “Muitas vezes o esporte em geral é uma válvula de escape onde os atletas encontram conforto para os problemas da vida”.
A Escola de Idiomas Rockfeller – Toledo é uma das apoiadoras do projeto e oferece uma bolsa de estudos para os atletas de rendimento Felipe Faria e Thainara Vaconcellos. De acordo com o diretor da instituição, Laerte Bach, é um orgulho participar do projeto da Ação Social. “É um orgulho não só pelo tamanho do projeto, mas também por estarmos ajudando as pessoas. Fico muito feliz quando assisto aos jogos ou quando vejo um deles na televisão, ainda mais quando participam de um campeonato internacional”.
A visita foi uma ação em parceria entre a BFP e a Ação Social. Para o coordenador do projeto de Toledo, técnico Valdecir Anacleto, a visita de Marco é um incentivo para que Toledo e região conheçam mais sobre a modalidade do badminton. “Nossos atletas já disputam campeonatos estaduais, nacionais e internacionais. É uma modalidade que requer um desenvolvimento físico e psicológico e a visita do técnico é uma referência e um estímulo para mostrar que eles são capazes de chegar até o topo, além de fazer com que as pessoas se interessem em praticar o esporte”.
O projeto de Badminton da Ação Social São Vicente de Paulo, dirigido pela Irmã Luiza Menin, não tem fins lucrativos e desenvolve a modalidade em Toledo com o objetivo de manter crianças e jovens afastados da rua. O trabalho origina o Team Ação Social AABT Toledo Badminton, que já trouxe para o município diversos títulos em competições a nível estadual, nacional e internacional. Para garantir a continuidade dos trabalhos, o projeto conta com o apoio dos patrocinadores: Unopar, Sportland Toledo, Rede Farmácia Nossa Farma, FM Pneus e Empol Embalagens. Dos parceiros: Academia Aer Sadia, Secretaria de Esporte e Lazer de Toledo (SMEL), Aureum pilates e fisioterapia esportiva. Além do apoio com bolsas, das escolas de idiomas: Rockefeller, Yázigi, Planeta Idiomas, Polys Idiomas, CNA, Speak, Update e Wizard.