Dança é manifestar todas as percepções, emoções e movimentos corporais possíveis. É a conexão mais perfeita entre o corpo, a alma e a música. Para atender a comunidade e descobrir talentos, a professora de dança do ventre, Andrea Flach, realiza o projeto social “Caminho da Dança”, no CEU das Artes.
Em apoio ao projeto, a Secretaria de Cultura adquiriu sapatilhas de dança para que as alunas, não só de dança do ventre, mas também de outras modalidades de dança, pudessem ensaiar. A entrega aconteceu após o workshop com a professora e jurada do 2° Festival Toledo em Dança – Internacional, Karla Tem Tem, na última quarta-feira (24).
A professora, Andrea Flach, é dançarina desde os 15 anos. Em 2003 se graduou como dançarina profissional e em 2009 como professora de dança. Segundo ela, o projeto contém todos os benefícios de um curso gratuito, como acesso ao conhecimento, as tradições, cultura, e danças dos 22 países árabes, que geralmente estão disponíveis em escolas particulares de dança no centro da cidade.
“É uma forma de ampliar a visão de mundo. Assim como o esporte, a dança cria foco, respeito por si, pelo próximo, amplia horizontes e resgata pessoas da depressão, controla o estresse. Traz benefícios físicos e psicológicos”. Andrea ainda salientou a importância dos alunos se sentirem engajados e de que o mundo vai além das fronteiras do seu bairro.
De acordo com o assessor técnico da Casa da Cultura, Ivan Junior Perón, a aquisição das sapatilhas oferecerá mais segurança e conforto as alunas. “Já era uma demanda antiga por parte da professora. Sabemos o quão importante é valorizar as linguagens artísticas da dança, e com este projeto social, vemos uma forma de resgate cultural e que oportuniza a descoberta de novos talentos na região”.
As atividades acontecem gratuitamente aos sábados, às 16h30.
Projeto “Caminho da Dança”
A ação existe desde 2015 e através da seleção de alunas criou um grupo amador de danças árabes intitulado Falatish. As aulas, voltada as comunidades próximas ao CEU das Artes, conta com 15 alunas. Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição disponível na secretaria do CEU. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3252-4088. O CEU das Artes fica localizado na Rua Ledi Fischer Maas – Jardim Santa Clara IV.
O projeto é apoiado pelos moradores e autorizado pelos pais dos participantes menores de idade.