A Secretaria do Meio Ambiente realizou nesta sesta-feira (02), mais uma edição do Ecoponto de Itinerante. O bairro escolhido para a realização foi o Jardim Panorama. O recolhimento aconteceu das 8h às 17h nos fundos do Ginásio de Esporte Lauri José Simon, e recolheu 40 toneladas de materiais inservíveis.
Segundo o secretário do Meio Ambiente Edemar Rockenbach já houve uma diminuição de matérias recolhidos devido às outras realizações da ação. “Já fizemos Ecoponto nos bairros Jardim Rossoni, Belo Horizonte, Kromman, Parizotto, São Francisco, Jardim Tocantins, entre outros bairros e por isso, a quantidade de matérias a cada edição vem diminuindo”. Edemar reforço que esse resultado é positivo. “A população está apoiando a ação, fazendo a sua parte de separar os matérias deixando em frente às casas ou trazerem até o locais destinados” comentou.
A maioria dos matérias recolhidos nesta edição foram papel, papelão, plástico, metais, vidros e matérias eletrônicos. “Pelo que avaliei aqui, poucos objetos não são recicláveis”, salientou Edemar. No total 20 pessoas estavam evolvidas na ação, dois caminhões caçambas, uma retroescavadeira e duas caminhonetes utilitárias.
Lembrando que o objetivo central da ação é diminuir a quantidade de lixo jogado em passeios públicos ou terrenos baldios, eliminando os focos propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e outros agentes transmissores de doenças.
Tudo que é recolhido, segundo Edemar, é separado e destinado corretamente. “Todos os reciclados, como vidros e metais, vão para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Toledo. Pneus e materiais eletrônicos, como televisores, computadores e rádios, encaminhamos para quem tem o licenciamento específico para fazer a reciclagem”, concluiu.