Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Acadêmicos fazem protótipos de pontes para testar resistência

Alunos confeccionaram pontes de até 300 gramas e testaram a resistência em relação aos materiais usados

16/09/2016 - 12:11


Acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unipar testaram os seus conhecimentos em resistência e as suas habilidades em realizar trabalhos em equipe nesta terça-feira, 13. Eles expuseram no laboratório de Engenharia Civil da universidade protótipos de pontes construídas com palitos de picolé, pesando até 300 gramas, aplicando a teoria vista em sala de aula, em relação a resistência dos materiais.

Os trabalhos foram realizados em equipes, reunindo alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo e chamou a atenção  também de estudantes de outros ursos. Dezenas deles se aglomeravam  em frente ao laboratório para ver até quanto cada ponte construída pelos estudantes poderia suportar de peso. O campeão foi o grupo 23. A ponte construída por eles suportou um peso total de 73 quilos.  Além da resistência, foi avaliado o designer dos protótipos e o acabamento.

“Mais do que acrescentar uma nota extra ao bimestre, a atividade serviu para estimular os estudantes. Foi um trabalho muito interessante, que realizamos pela primeira vez. No próximo ano vamos ampliar e fazer em um local que possa ser acompanhado por mais pessoas, diante do interesse demonstrado nesta primeira edição”, comenta o coordenador do curso Engenharia Civil, Tiago Jordão Pigozzo. Segundo ele, atividades como estas são muito interessantes para os alunos, que tem a possibilidade de colocar em prática a teoria vista em sala de aula. Com uma atividade diferenciada, os acadêmicos sentem-se mais motivados, participam com maio interesse e, com certeza, fixam melhor os conhecimentos, acredita ele.

O diretor geral do campus, professor Roberto Niero, também prestigiou a demonstração dos acadêmicos. Dos cursos de Engenharia e Arquitetura, os professores Pablo e Felipe também acompanharam os trabalhos, avaliando os alunos.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px