Neste sábado (24) é o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Atualização das Cadernetas de Vacinação. Paia e responsáveis por crianças de 0 a 14 anos devem procurar a Unidade de Saúde Básica (UBS) mais próxima junto com o cartão de vacinação para verificar se existe alguma imunização em atraso. As unidades estarão abertas das 8h às 17h.
A campanha de atualização segue até o dia 30 de setembro e adultos também poderão verificar a situação do cartão de vacina nas unidades básicas. A enfermeira do Departamento de Vigilância e Saúde, Cleonice Sarturi, destacou a importância da ação. “É fundamental a presença do cartão de vacina. Todas as que estiverem em atraso serão colocadas em dia”.
Cleonice ainda alertou sobre a avaliação da cartela de vacinação. “Até os cinco anos as mães costumam levar os filhos para tomar vacina, mas depois dessa idade, geralmente, a atualização do cartão passa a ser menos frequente”.
Devido mudanças no esquema de vacinação contra a poliomielite, o Ministério da Saúde (MS), este ano a imunização contra a doença não será de forma indiscriminada, portanto, podendo ser vacinadas apenas crianças que não tenham completado as das doses de reforço.
Vacinas
Estarão disponíveis, para crianças menores de 5 anos que precisem completar os esquemas de imunização, as vacinas: BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A, contra a hepatite B, entre outras.
Também haverá aplicação da segunda dose da vacina contra influenza especificamente para crianças que receberam a primeira dose durante a campanha de maio e ainda precisem completar o esquema vacinal com a segunda dose.
Para o grupo de adolescentes de 9 e 14 anos, estarão disponíveis as seguintes vacinas: Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV; esta última específica para as meninas. A vacinação não terá meta a ser alcançada, uma vez que se trata de completar os esquemas vacinais das crianças e adolescentes que eventualmente estejam em aberto.