Cerca de 80 atletas de diversos clubes do Paraná estão participando em Toledo do Campeonato Paranaense Pré-Infantil e Infantil (nível III) e Juvenil e Adulto (nível I), no ginásio de esportes do SESI, no Jardim Paraíso. As primeiras disputas foram realizadas ainda na quarta-feira à tarde, embora a abertura oficial tenha sido à noite. Nesta quinta-feira foram realizadas as primeiras rotações no juvenil e no adulto e nesta sexta as outras duas para a seleção das melhores ginastas no individual geral e por equipe nas duas categorias.
As finais serão realizadas neste sábado, quando as atletas tem a possibilidade de ganhar novas medalhas por aparelho. A competição é a mais importante do estado na categoria e serve de preparação para o campeonato brasileiro. Na abertura do evento, o coordenador da equipe de rendimento da Sadia, Pedrinho Furlan, deu as boas vindas às atletas e técnicas visitantes e agradeceu o apoio dos parceiros e patrocinadores da equipe Sadia, que fazem desta um dos destaques no estado e no país.
O secretário de Esportes, Franz Menegasso, ressaltou o trabalho fenomenal realizado pelo projeto de GR em Toledo, que rendeu grandes nomes na modalidade, com a participação neste ano, inclusive, na Olimpíada de 2016, com a ginasta Morgana Gmach.
A coordenadora da competição, representante da Federação Paranaense de GR, Márcia Aversani, fez a declaração de abertura, comentou sobre a importância da ginástica rítmica do Paraná no estado, que neste ano contou com quatro atletas na seleção brasileira (sendo duas titulares e duas reservas), além da técnica e da chefe da equipe. Em seguida, premiou as primeiras atletas classificadas nas categorias infantil e pré-infantil nível III.
A competição prossegue nesta sexta-feira, durante todo o dia, a partir das 8h. No sábado, pela manhã, a partir das 8h. O acesso é livre.
Patrocinado pela Sadia, o projeto de Ginástica Rítmica de Toledo conta com as parcerias do Sesi, prefeitura de Toledo, apoio da Unimed e com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Prati-Donaduzzi, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.