O ritmo está intenso no Centro de Eventos Ismael Sperafico, onde de 12 a 16 de outubro será realizada a Expo Toledo 2016 e a 11ª Internacional. O evento reúne o potencial do agronegócio do oeste do estado, com exposições de animais, implementos agrícolas, novas tecnologias, serviços, leilões, além de contar com atrações culturais, recreativas e uma ampla praça de alimentação.
Nesta sexta-feira, 7, os trabalhos concentraram-se nos preparativos finais com infraestrutura para receber os expositores e visitantes. Entre as atrações estão previstas exposições de animais, incluindo gado de corte e de leite, equinos, peixes, ovinos e caprinos, pequenos animais, além de provas equestres, palestras técnicas, oficinas, exposições de máquinas, equipamentos e utilitários. “Estamos concluindo os últimos ajustes nas estruturas, manutenção dos estandes para o agronegócio, fazendo os últimos preparativos nos pavilhões para o recebimento dos animais, que entram na segunda-feira”, informou o coordenador da Expo Toledo e vice-presidente da Sociedade Rural, Paulo Bernardi.
O evento, que se propõe a divulgar o agronegócio, contará pelo segundo ano consecutivo com exposição de gado de leite exclusivamente com expositores de Toledo. “Somos a terceira bacia leiteira do Paraná e precisamos mostrar este potencial”, justificou Bernardi. Estarão sendo expostos animais de condomínio e também de produtores locais. A expectativa é também de uma participação recorde na 1ª Mostra Regional de Ovinos e Caprinos, divulgando um segmento da agropecuária local que está crescendo muito em Toledo nos últimos anos e mostrando o seu potencial genético e econômico. “Vamos mostrar animais que não tem registro, mas com um alto valor genético”, destacou ele. Paralelamente serão realizados julgamentos de ovinos a cargo da Associação de Criadores de Ovinos do Paraná.
Outra atração será o quinto leilão de reprodutores de gado de corte, um evento já tradicional e que ao longo dos anos contribuiu para a melhoria genética do rebanho do município e da região. “O evento é feito todos os anos, com animais de excelente qualidade. Isso tem contribuído para melhorar a qualidade genética dos animais, que só está crescendo a cada ano”, observa Paulo Bernardi. No evento serão prestadas homenagens a produtores de Toledo e região pela sua contribuição para o desenvolvimento da pecuária e também apoio ao fortalecimento e ações da Sociedade Rural.
A Expo Toledo 2016 e 11ª Internacional abre na quarta-feira, 12 de outubro, às 20h, mas durante o dia o Centro de Eventos já estará em plena atividade. A partir das 10h os portões serão abertos com a liberação da exposição de animais, pavilhão do agronegócio e parque de diversões. A partir das 16h, no palco junto à praça da alimentação, começam as atrações culturais, com apresentações de capoeira, magia, com o mágico Arcanjo, e voz e violão, com Allyson e Gianni. À noite, a partir das 21h, começa o rodeio profissional e prova dos três tambores, com acesso livre. A exposição permanece até domingo,16, com atividades diárias, a partir das 9h.