Promover o amplo debate sobre o tema da violência infantil. Com este objetivo o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUCPR Campus Toledo promoveu um encontro com convidados especialistas no assunto. A proposta de trazer especialistas e promover uma Mesa Redonda surgiu da percepção dos demais eventos promovidos em todos os cursos.
Seja através de semanas acadêmicas ou de palestras, profissionais de várias áreas repassam muita informação o tempo, mas o espaço para debate é muito pouco “e neste caso as pessoas precisam falar sobre isso. Tivemos a ideia para discutir de uma maneira diferente sobre o mês das crianças (outubro) com algo que é bastante pertinente”, explica a presidente do DCE Juliana Aguiar Maranhão.
Ela ressalta que o assunto ainda é pouco debatido por existir um tabu muito grande, justamente porque atinge as pessoas diretamente. “Dói falar sobre isso”, disse Juliana, acrescentando que o objetivo do encontro foi o de conscientizar o universo estudantil e desenvolver o senso crítico para as pessoas ficarem mais atentas. “De certa forma quase todo mundo ignora a violência infantil”, acrescentou.
Ainda de acordo com ela, o tema da violência infantil “muitas vezes não é dito porque é muito forte. Mas deve ser dito porque é muito forte e precisamos combater isso de alguma forma e a nossa foi de conscientizar as pessoas para mudar”, finaliza.
Participaram do encontro a psicóloga Andressa Mioranza, a promotora de Justiça Katia Kruger, a delegada Fernanda Moretzsohn, Caroline Recalcatti (Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres) e Rafael Araújo de Santana Wutzke (Conselho Tutelar).
O encontro teve ainda um caráter social. Bolas estavam sendo vendidas e o valor será arrecadado será entregue a entidades assistenciais de Toledo, assim como foram arrecadadas caixas de leite que também serão repassadas a estas entidades.