O Campeonato Paranaense de Conjuntos de Ginástica teve início neste quinta-feira (03) e reúne em Toledo grandes nomes da modalidade. Entre as ginastas participantes estão a atleta Morgana Gmach, representante brasileira nos Jogos Olímpicos, e a equipe juvenil da Sadia, campeã sul-americana em disputa realizada recentemente na Bolívia. Com o cancelamento dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), a disputa será uma das únicas no estado na categoria adulto. As atletas do conjunto têm pela frente apenas o Campeonato Brasileiro e a disputa serve de preparação para esta competição nacional.
“Eu me sinto muito bem em casa, voltando a treinar com a equipe da Sadia”, comenta Morgana Gmach, que ficou fora, treinando em Aracaju, no último ano, visando a preparação para as Olimpíadas. De volta ao clube, lidera o conjunto, sempre motivando o grupo a participar com mais afinco e concentração. Antes da disputa, concentradas em um canto da quadra, as atletas fizeram uma oração conjunta. “A gente sempre faz isso, para pedir a proteção de Deus na competição”, conta ela.
O conjunto juvenil da Sadia, que acaba de retornar da Bolívia, onde foi campeão sul-americano, também vai participar do Paranaense e espera fazer bonito em casa. A competição servirá de preparação para o Campeonato Brasileiro, em novembro, que a equipe também irá participar. A Sadia participa ainda com o conjunto juvenil nível II e o pré-infantil nível I.
O conjunto pré-infantil é formado pelas ginastas Alana da Silva, Ana Júlia Oldoni, Fernanda Heinemann, Isabelle da Silva, Maria Eduarda Alexandre e Nathalya da Silva Dias, tendo como técnica Solange Paludo. O juvenil nível I por Ana Paula Falabretti, Bruna da Silva, Jainy Klemann, Natiely da Silva Oliveira e Tayná Stein, tendo como técnica Débora Souza. Já o juvenil nível II é integrado por Jéssyka Barbosa, Kauhana Evangelista, Layane Machado, Natieli Konrad e Thainá Mich, tendo como técnica Jakeline Francisco e o adulto integrado por Giovana Oliveira, Morgana Gmach, Manoella Sorrentino, Marine Silva, Morgana Gmach e Thainá Feroldi,tendo como técnica Anita Klemann.
Patrocinado pela Sadia, o projeto de Ginástica Rítmica de Toledo conta com as parcerias do Sesi, prefeitura de Toledo, apoio da Unimed e com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Prati-Donaduzzi, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.