Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

COOPERATIVISMO

Distrito toledano agora tem Cooperativa Mirim

Objetivo do projeto é criar futuros líderes comunitários

04/11/2016 - 22:48


Estimular o cooperativismo, a vida em comunidade e fortalecer o processo de criação de novos líderes comunitários. Esses foram alguns dos objetivos que levaram à criação da Cooperativa Escolar Mirim Osvaldo Cruz (Cooemoc) na Escola Municipal Osvaldo Cruz, no Distrito de Vila Nova. A assembleia geral legitimando esse processo aconteceu na tarde desta sexta-feira (04) com a participação dos 55 alunos cooperados. O trabalho é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Sicoob. 

As próprias crianças conduziram a assembleia geral que definiu sobre a criação da Cooemoc, a aprovação do estatuto, a eleição da diretoria e do conselho fiscal. Os professores, pais, autoridades e membros da comunidades acompanharam tudo de perto. 

O Sicoob providenciou estudos e viagens de aprimoramento para a organização da cooperativa tanto de professores, quanto de alunos. Após meses de formação, tiveram todo o estudo sobre o cooperativismo, sobre a história, ramos do cooperativismo, o que é cooperar, os símbolos e os sete princípios do cooperativismo (adesão livre e voluntária; controle democrático pelos membros; participação econômica dos associados; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; interesse pela comunidade).

“O viés é educativo. A ideia é formar líderes na comunidade ou fora dela. Essas crianças já terão o espírito cooperativo e vão crescer com isso. Aprenderam a escrever atas, como trabalhar com o livro caixa, a discursar, qual a função do presidente, do tesoureiro, entre outras”, explicou a coordenadora pedagógica e professora orientadora da Cooperativa Escolar, Loni Dupont.

Segundo a professora, “o sentimento é de muita gratidão, por ver um sonho se realizando e todas as crianças envolvidas. Por ter a certeza que essas crianças farão a diferença na comunidade e proporcionarão um mundo muito melhor quando adultas. Hoje temos dificuldade para achar um presidente para um clube, para a igreja, para a associação de pais e professores. E eles farão essa diferença. O trabalho é de formiguinha. Mas hoje já vemos atitudes diferenciadas nos alunos”, comentou Dupont.

“A escola só tem a ganhar com a cooperativa”, afirmou a diretora da Escola, professora Lourdes Terezinha Binsfeld. “Estamos formando futuras lideranças para a comunidade local e para a sociedade em geral”, completou. 

Formação

O responsável pelos quatro módulos de formação dos jovens cooperados, Airton Bagli, disse que “nessa era tecnológica que a gente vive procuramos resgatar a cultura do ‘nós’ ao invés da cultura do ‘eu’ com essas crianças. O caráter pedagógico é o principal, pois eles receberam uma formação que é pra vida toda. Eles aprendem desde finanças, até a importância da amizade, da cooperação, a preocupação com a comunidade. São todos valores pessoais que trabalhamos com eles”, explica.

Legado

O prefeito Beto Lunitti lembrou que o estímulo ao cooperativismo sempre fez parte de seu governo. “Nós sempre pregamos a construção da Catequese da Cidadania com esses princípios. E é isso que esses jovens estão tendo nessa cooperativa, toda essa vivência irá contribuir de forma significativa para o nosso município. Por isso espero que esse cooperativismo transcenda esse território escolar”, desejou Lunitti. 

A presidente do Conselho de Administração do Sicoob Meridional, Solange Pinzon de Carvalho Martins ressaltou que o Sicoob trabalha com os princípios cooperativistas e um deles é o interesse pela comunidade. “Esse é um legado forte que queremos deixar para as comunidades, a formação de novos líderes. Assim como nossa missão, queremos contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades”, salientou Solange.

O trabalho do Sicoob em parceria com a Secretaria de Educação já fundou a primeira cooperativa no Distrito de Dez de Maio há dois anos. A próxima cooperativa deve ser fundada no próximo dia 22 de novembro no Distrito de Concórdia do Oeste. 

A Secretária de Educação, Tania De Grandi ressaltou o trabalho de toda a equipe até chegar esse dia. “Já não dá mais para fazer as coisas sozinhos, nosso trabalho é em conjunto, é decidir juntos, cooperar. Esse é um grande exemplo de desenvolvimento humano se consolidando em nosso município”, frizou. 

Liderança

A jovem estudante de 10 anos, Letícia Ducati, foi eleita para presidir a Cooemoc no próximo ano e fala com convicção sobre seus objetivos. “Eu quero sempre estar ajudando a cooperativa e representando todos os cooperados, pois é um privilégio ser presidente desta cooperativa tão bonita”, exaltou a presidente.

Ela disse ainda que “a cooperativa não é nada sem as pessoas. A minha vida mudou depois que entrei para a Cooemoc. Antes eu não gostava de ajudar meus pais e hoje entendo essa importância”, salientou. Ducati.

Próxima ação

A primeira ação da Cooemoc já está programada, é um bazar de roupas e brinquedos doados pela comunidade. Em seguida a reciclagem de papel, recolhido em sala de aula, que após transformados vão virar cartões de natal. O objetivo do bazar é comprar um liquidificador industrial para a cooperativa. 

São alunos entre sete e doze anos que participam hoje, mas o estatuto permite a participação de alunos que estejam estudando até o nono ano do colégio Estadual João Arnaldo Ritt.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px