Com início na última quinta-feira (03), Toledo vai sediar durante todo o mês de novembro a 3ª edição da Copa Abatol. Cerca de 400 atletas, masculinos e femininos, das categorias de base e adulta, vão entrar em quadra no Ginásio de Esportes Jaime Zeni e disputar pelo pódio.
Na categoria de base serão disputadas seis rodadas, enquanto na categoria adulta serão cinco. “A partir da categoria Sub15 as equipes jogam como adultos, pois os níveis, a técnica e a estrutura corporal são similares”, comentou a coordenadora da Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol), técnica Lourdes Kappes.
Lourdes ainda ressaltou a importância do campeonato. “É uma oportunidade para que todos os atletas se reúnam e participem de uma competição. Uma atividade de confraternização e incentivo. Os menores que ainda estão nas escolinhas de basquete podem se espelhar nos atletas mais velhos e ver que também são capazes de jogar como profissionais, além de colocarem em prática o que aprendem nos treinos”.
A competição será encerrada com um almoço de confraternização no dia 11 de dezembro na sede da Abatol, quando serão também premiadas as equipes vencedoras. Vão ser entregues medalhas aos três primeiros lugares de cada categoria. Atletas cestinhas de cada categoria também vão ser premiados.
A Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol) é uma instituição sem fins lucrativos que, junto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), promove a modalidade no município, por meio do trabalho voluntário de pais, professores e colaboradores. Além disso, conta com o apoio do Colégio Incomar, Academia Ativa e Prefeitura de Toledo. Já são mais de 15 anos de trabalho coletivo em prol de crianças e adolescentes. Atualmente o projeto conta com 16 pontos de treinamento em Toledo, onde aproximadamente 600 meninos não só aprendem a prática da modalidade, mas também são incentivados a terem hábitos saudáveis.
