Um dos mais belos espaços de lazer de Toledo. Desta forma o prefeito Beto Lunitti descreveu o Parque Linear do Arroio Marreco, local de encontro, convivência e atividades físicas construído no Jardim Gisela e que será inaugurado no próximo domingo, às 9h30. Mesmo antes de ser entregue oficialmente, o lugar já cumpre seu papel junto à comunidade. Aos domingos, às 10h, os moradores da região se reúnem para uma mateada.
“Esse é o desejo ao edificar um parque como este. Além de proteger e permitir a interação do indivíduo com a natureza, o espaço gera a interação entre os moradores do bairro, fortalecendo a vida comunitária”, disse Beto Lunitti. O valor da obra – execução e materiais – foi de aproximadamente R$ 500 mil. O Parque Linear do Arroio Marreco começa ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil Dalva Nogueira e termina próximo à sede da Secretaria de Saúde, totalizando 16.413,84 metros quadrados.
A construção do Parque é importante para a região, pois foram planejadas intervenções com o intuito de contribuir com a chegada da água ao Arroio Marreco por meio do aumento da área de infiltração. “Temos um calçadão de média permeabilidade (em paver) para o trânsito exclusivo de pedestres e piso com capacidade de absorção em 93% da praça que compõe o Parque e na área da academia”, disse o secretário da Fazenda e Captação de Recursos, Neuroci Frizzo. O local também tem ciclovia e áreas de convivência com bancos e outros mobiliários urbanos.
O espaço também é dotado de acessibilidade e respeita as normas de segurança. “O canal onde passa o Rio ganhou um guarda-corpo para evitar qualquer acidente e uma ponte para pedestres que passará por cima do canal”, disse o secretário do Meio Ambiente Edemar Rockenbach. Além disso, foi realizada a recomposição da mata ciliar, com o plantio de 200 árvores de espécies nativas ao longo das margens do Arroio. As novas mudas foram inseridas de acordo com as normas do Plano Municipal de Arborização Urbana.
Espaços de Convivência
Além do Parque Linear do Arroio Marreco, a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, trabalha na implantação de outros espaços de promoção de lazer e preservação. Em novembro de 2015 foi entregue a segunda etapa do Parque Linear da Sanga Panambi e neste ano foi inaugurado o Parque Linear da Sanga Pinheirinho e o Espaço de Convivência do Jardim Parizotto.
Também já foram iniciadas as obras dos Parques das Araucárias, no Jardim Concórdia, e do Parque Linear do Rio Toledo, nas Vilas Paulista e Operária; e estão sendo finalizados os trabalhos do Parque Genoveva Pizzatto, no Jardim Panorama. A terceira etapa do Parque Linear da Sanga Panambi, entre as Ruas Carlos Barbosa e Rocha Pombo, já foi licitada e está em fase de elaboração de contrato.
“Todos estes espaços contribuem para preservação, segurança, lazer e socialização, além de propiciar estímulos à prática de atividades. Todos eles possuem ciclovias, pistas de caminhadas e outros atrativos em todo o percurso destes, como academias, bancos e parques infantis”, concluiu o prefeito Beto Lunitti.