O Congresso nasceu da vontade de coroar os dois Sínodos (extraordinário e ordinário) convocados pelo Papa Francisco para que bispos, clero, leigos e leigas do mundo inteiro refletissem sobre o valor da família. Neste domingo a comunidade católica acolhe a réplica da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário Nacional.
Durante o sábado (19) foram realizados os seminários com os temas “Os desafios da família cristã e seus reflexos no mundo contemporâneo” e “A tarefa de educar os filhos para o ser pessoa e cidadão”. Neste domingo(20), o tema do Congresso – “Família, sua beleza e verdade – O lar como escola de amor e misericórdia” será assessorado por D. Orlando Brandes, arcebispo de Londrina.
O momento alto da Celebração para os católicos será às 14h30 quando farão a acolhida da réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário Nacional. A Igreja Católica no Brasil abriu o Ano Mariano, em razão das comemorações pelos 300 anos da devoção em torno de Nossa Senhora Aparecida. Na Diocese de Toledo a abertura desta programação acontece neste domingo, durante o Congresso.
Após a acolhida da Imagem, será feita a leitura de uma Carta, contendo os principais apontamentos do evento, sendo entregue aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos municípios de abrangência da Diocese de Toledo. Às 15h, haverá a missa de encerramento da programação, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo.