1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Campanha em Toledo imuniza 72% da população contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, que terminou na última sexta-feira (20), imunizou 72% da população toledana. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, em Toledo, no grupo de crianças de seis meses e menores de dois anos, foram vacinados 91% da população, ou seja, 2.107. Do grupo de profissionais da saúde, 1.147 pessoas procuraram uma unidade de saúde para receber a vacina, correspondendo a 75%. Do grupo de idosos acima de 60 anos, 8.611 foram vacinados, isso corresponde 70%. O grupo que teve menos procura pela vacina foi o de gestantes com 55%, sendo 803 vacinas aplicadas.

23/05/2011 - 14:14


Segundo enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Carmem Garbin, com a prorrogação da campanha a meta de vacinação foi atingida. “O grupo das gestantes e a população de idosos acima de 60 anos, foram os que menos procuraram pela vacina. Apesar da baixa procura por parte desses dois grupos atingimos a meta”. Carmem acredita que essa baixa procura pode ter ocorrido devido à vacina ser realizada todos os anos, e a população achar desnecessário a aplicação novamente. “O que acontece, principalmente com esses grupos que foram determinados pelo Ministério da Saúde como grupos de risco, é que muitas vezes uma simples gripe pode se agravar, ocasionado complicações. Já aconteceu de pacientes chegarem até os postos de saúde em estado muito grave a ponto de acharmos que era gripe sazonal, e ao realizar o exame, constatarmos que era uma gripe normal, mas em estado avançado”, conclui a enfermeira frisando a importância da vacina.
As crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, que receberam a vacina há 21 dias, devem procurar novamente uma Unidade Básica de Saúde para receber a segunda dose. Agora também os doentes crônicos terão a oportunidade de receber a vacina. São aqueles que têm diabetes, cardiopatia, imunodepressão, imunodeficiência, problemas renais crônicos, hepatites crônicas, asma grave entre outros.
As doses da campanha sazonal também imunizaram a população contra a gripe A H1N1 e H3N2.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29