A Prati-Donaduzzi realizou no início do mês a última ação deste ano do Projeto Prati Sustentável, desenvolvido pela indústria farmacêutica em parceria com a Prefeitura de Toledo. Cerca de 90 alunos da Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker, do Jardim Coopagro, conheceram o Zoológico Municipal de Cascavel Danilo José Galafassi, complementando o conteúdo de biodiversidade trabalhado no último mês com os estudantes.
Segundo a técnica ambiental da Prati-Donaduzzi, Faneza de Oliveira, a visita proporcionou aos alunos conhecimento das espécies de animais, além de exóticos e, principalmente, aqueles que já estão em extinção. “Os animais que estão nos jardins zoológicos de Cascavel e do Brasil geralmente que se encontravam em perigo e foram resgatados ou são filhotes de animais que já cresceram em cativeiro. Um animal selvagem que é capturado para ser mantido em cativeiro dificilmente sobrevive, assim como um animal selvagem mantido em cativeiro toda a sua vida não sobreviverá num meio selvagem por não saber se comportar neste ambiente”, destaca.
Faneza ainda complementa que o Jardim Zoológico cumpre com um importante papel na educação, pois os alunos têm acesso a diversas espécies de animais. “Apesar das polêmicas existentes acerca da criação de animais selvagens em cativeiro a principal obrigação dos jardins zoológicos é preservar espécies e proceder a investigação para mantê-las. Por vezes, espécies que se encontrem em vias de extinção só conseguem ter continuidade vivendo em cativeiro, de forma a protegê-la dos perigos da vida selvagem”, frisa.