1144x150 %284%29

GERAL

LIRAA aponta 0,8 % de infestação do mosquito da dengue em Toledo

Os agentes de combate a dengue de Toledo concluíram ontem (21), o 4° Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypti (Liraa) do ano. O índice médio de presença de focos do mosquito transmissor da dengue foi de 0,8%.

22/10/2010 - 21:31


Conforme o coordenador de Combate a Endemias, Selídio José Schimitt, o Ministério da Saúde indica que o índice médio tolerado, para que não haja risco de epidemias, é 1%. “A média está boa, porém em algumas localidades foram encontrados altos índices de foco do mosquito, iremos fazer um trabalho especial nelas para evitar alguma epidemia”, afirma.

Vistoria

Foram vistoriados 1759 imóveis do perímetro urbano do município. "São lançados em um sistema do Ministério da Saúde todas as residências do perímetro urbano, o próprio sistema sorteia 5% das residências de cada bairro para serem vistoriadas. Graças ao trabalho dos agentes de combate a dengue conseguimos concluir a quarta etapa com três dias de trabalho", comenta.

Infestações

As localidades mais preocupantes, que tiveram o maior índice são: Jardim Esplanada, com 6,25%; Vila Industrial, 4,85% e Jardim Concórdia, 4,16%. No primeiro levantamento, em janeiro, o município estava com o índice de 2,9%. "Como o verão é a estação mais propícia para a infestação de mosquitos, normalmente os índices são maiores, como ele está chegando, pedimos a colaboração da sociedade para que cada um faça sua parte no combate a dengue", complementa o coordenador.

No segundo Liraa, realizado em maio, o índice de presença de focos de Aedes aegypti foi de 2,4% e no terceiro, em Julho, 0,23%.

Cuidados

O coordenador de Combate a Endemias, Selídio José Schimitt pede a colaboração da população no verão. Nesta estação os cuidados devem ser redobrados.

"Não deixar água parada em pneus, vaso de plantas, calhas, dentre outros, lavar pelo menos uma vez por semana os bebedouros de animais, tampar bem a caixa d´água, dentre várias outras medidas", conclui.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29