A expansão dos serviços públicos de saúde vai ganhar mais uma estrutura nos próximos dias. As obras da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Panorama II já atingem mais de 95% de sua totalidade, restando apenas alguns pequenos serviços de acabamento.
A USF foi edificada em um terreno ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sueli Gruber. Os recursos são resultado de uma audiência que o deputado estadual Ademir Bier e o prefeito Beto Lunitti realizaram na Secretaria de Saúde do Estado do Paraná no mês de fevereiro de 2013. No local serão disponibilizados serviços de pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia, além de atendimentos como consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.
Com capacidade para abrigar três equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), o espaço vai receber o nome do líder comunitário Sebastião de Souza. A indicação foi feita pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Ademar Dorfschmidt, no mês de agosto deste ano. “Era uma pessoa caridosa, com um espírito comunitário. Em vida ajudou muitas pessoas e a homenagem é justa”.
O Jardim Panorama II atualmente é assistido pela UBS do Panorama, porém o crescimento populacional da região, com a implantação de diversos loteamentos e o Conjunto Habitacional Alto Panorama, com 201 casas populares, aliada a distância do posto de saúde de referência, fez com que a administração buscasse esta melhoria para o bairro. “São muitos moradores que precisam percorrer uma distância grande para o atendimento básico. Com esta estrutura, futuramente, eles terão mais conforto e a atenção à saúde mais próxima. Isso contribui para a qualidade de vida”, explicou o secretário da Saúde Fernando Pedrotti, reforçando que no local serão instaladas três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).
A obra foi finalizada pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur). A construtora contratada e que deu início a obra, por atrasos nos repasses de recursos do Governo Estadual, parou os trabalhos por mais de seis meses, ocasionando o atraso na obra e o rompimento do contrato. O investimento total foi de aproximadamente R$ 800 mil.
Para o prefeito Beto Lunitti, a conquista da Unidade representa melhoria para os cidadãos que residem naquela região. “É uma região que cresce de forma muito rápida e estes investimento trará qualidade no serviço público de saúde prestado aos moradores do Panorama II”. Beto também enalteceu o comprometimento da equipe da Secretaria de Saúde municipal no desenvolvimento de políticas preventivas.
USF Marco Aurélio de Amorim
Outra obra em andamento e que deverá ficar pronta nos primeiros meses de 2017 é a Unidade de Saúde da Família Marco Aurélio de Amorim.A unidade contará com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e está orçada no valor de R$ 1.018.326,93. Estima-se que a USF irá beneficiar cerca de oito mil pessoas da região. “O acesso será facilitado e aproximar as ações de saúde. Além disso, iremos acompanhar a condição de saúde das pessoas, não havendo somente um contato esporádico”, destacou Fernando Pedrotti lembrando que a ideia também é ampliar a cobertura e facilitar o acesso das pessoas aos serviços. “Nós vamos trabalhar na prevenção de doenças, promovendo a saúde através de informações e orientações à população para uma melhor qualidade de vida, além de realizar também o tratamento curativo”.