Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Meio Ambiente faz replantio de árvores na Barão do Rio Branco

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em ação conjunta com a secretaria de Habitação e Urbanismo, refez o plantio de 35 mudas de árvores na rua Barão do Rio Branco, entre a Avenida Parigot de Souza e Nossa Senhora do Roccio.

25/05/2011 - 14:06


O trecho foi reurbanizado, no ano passado, com pavimentação, calçadas, meio fio, entre outras estruturas, além da rearborização, com a substituição de árvores existentes e o plantio de outras mais adequadas a esta região da cidade. Das cerca de 100 mudas de Pata de Vaca e Manacá da Serra plantadas, 35 foram repostas na semana passada, pois tinham sido destruídas.
“Muitas vezes as pessoas dizem que as administrações municipais não cuidam da arborização da cidade. Isso não é verdade. A gente se preocupa e planta, mas os vândalos acabam destruindo. É uma tarefa inglória”, afirma o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, pedindo a colaboração da população. Segundo ele, este cuidado é fundamental, evitando que as árvores sejam destruídas. Um dos cuidados para evitar o vandalismo é o plantio de mudas de maior porte. Em Toledo, as mudas são plantadas com cerca de 3,5 metros de altura e 4 centímetros de diâmetro, explica o coordenador de paisagismo da Secretaria do Meio Ambiente, Luiz Cláudio Belotto.
“É mais difícil quebrar árvores de maior porte, mas ainda assim enfrentamos problemas sérios, especialmente na rua Barão do Rio Branco”, explica Belotto. No trecho, desde o plantio, em novembro do ano passado, já foram feitas três reposições. Segundo ele, este é o trecho mais crítico da cidade. “No mesmo período foi feito o plantio nas ruas Guerinho Maschio e Dom Armando Círio, no Jardim Porto Alegre, sem a necessidade de reposição. Todos os 120 ipês plantados estão crescendo e com um bom porte”, explica ele, que considera importante realizar um trabalho constante de conscientização das pessoas sobre a necessidade de cuidar das árvores. “A gente apela para a consciência das pessoas e pede também apoio na rega, especialmente logo depois que a muda for plantada”.
As mudas são amarradas a uma estaca de madeira, ajudando na sua sustentação, além de identificar a necessidade de irrigação. Junto ao pé da planta é colocada uma mangueira, que permite a aplicação de fertilizantes foliares, auxiliando assim no desenvolvimento. Pelo menos duas vezes por semana, um caminhão pipa da prefeitura molha as plantas. “Temos um volume grande de arborização e nem sempre é possível irrigar com maior freqüência, por isso pedimos o apoio da comunidade, principalmente nos primeiros dias depois do plantio”.
A reposição de árvores, conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Delmar Hoffmann, é um trabalho constante da secretaria. Toda a semana são atendidos cerca de três bairros, com a reposição de árvores danificadas que precisam ser substituídas ou novos projetos de arborização, com espécies mais adequadas. Nesta semana a equipe está trabalhando no plantio de árvores no Jardim La Salle.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29