O oeste do Paraná encurtou caminhos no mundo digital. Agora Toledo é sede de um servidor Google, o que garante maior agilidade e qualidade no tráfego da Internet. Independente de qual é o servidor contratado, toda vez que um usuário fizer uso da Internet os dados passarão pela Toledonet, empresa genuinamente toledana. A conquista foi possível graças a parceria entre diversos provedores da região.
A Internet mudou a percepção das pessoas sobre o tempo. Navegar requer agilidade no acesso à informação, por isso, cada vez mais, o desafio dos provedores de Internet é encurtar caminhos para que a resposta do clique seja ágil e eficiente. Foi pensando nisso que a Toledonet e parceiros viabilizaram a instalação do servidor da Google. O diretor da Toledonet Telecom, Marcos Claudemir Thielke, explica o que muda com a medida. “O fato do servidor estar dentro da sede da Toledonet representa mais agilidade para os serviços de Internet, para todo o Oeste, ou seja, independente de quem é o seu provedor, todos buscarão as informações aqui em Toledo. Se antes a informação era acessada num servidor em São Paulo ou nos Estados Unidos, hoje o caminho ficou mais curto e é acessado no servidor que está aqui em Toledo, na Toledonet, ou seja, tráfego mais rápido. O consumidor vai ganhar em tempo e qualidade do sinal”.
Thielke exemplifica o que muda a rotina dos usuários de Internet conectados na região Oeste. “Os vídeos que você assiste no Youtube, por exemplo, vão chegar com vai gamais velocidade e qualidade, você não vai depender de rotas externas pra chegar a esse vídeo. Ou ainda, uma pesquisa no Google virá muito mais rápida para a sua tela, do que antes”.
A comunicação na Internet, por meio de aplicativos ou programas, entre pessoas da mesma região ganhará qualidade e velocidade no sinal. “Se uma pessoa estiver, por exemplo, em Guaíra e quiser falar com alguém em Toledo, Cascavel, ou Foz do Iguaçu por WhatsApp, ou Skype os dados que envolvem esta comunicação não mais precisarão ir a São Paulo para chegar ao seu destino, e depois retornar a São Paulo, para só depois chegar a Guaíra, ou seja, quem ganha é o usuário”.
Investimentos
O diretor da Toledonet Telecom, Marcos Thielke conta que a instalação do servidor da Google em Toledo foi viabilizada pela parceria da empresa toledana e outras dez empresas que estenderam mais de 200 km de fibra ótica no Oeste. “É uma rede regional, vamos conseguir ampliar a prestação de serviços além da nossa primeira ênfase que é conectar-se com esse PTT em São Paulo, trazer o GGC (Google Global Cache) do Google, do Netflix, entre outros”.
A parceria garante não só velocidade e qualidade no sinal de Internet, mas também fortalece a economia regional. “Com certeza influencia a economia local e regional. O dinheiro que geramos aqui faz com que as cidades da região cresçam. Sempre que empresas de qualquer segmento se unem para se fortalecer e trazer benefícios para elas e para seus clientes, trazem também mais empregos e renda, pois o dinheiro não sai daqui. Diferente de quando se contrata uma empresa de nível nacional, que os lucros e a maioria dos empregos ficam na sede da empresa”, conclui Thielke.