Um evento nesta terça-feira, 31, às 19h30min, no Centro Cultural Ondy Niederauer, na Vila Pioneiro, vai marcar o início das obras de reforma do Mini-Hospital e o anúncio de outros investimentos que serão executados no bairro. O prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, deverá detalhar o andamento das obras visando o início do pronto atendimento nos primeiros 100 dias de governo, e as demais obras que serão executadas no bairro. Algumas delas serão iniciadas imediatamente enquanto outras deverá ser definido um cronograma de execuçãoo ao longo do ano.
A principal delas será a reforma do Mini-Hospital para retomar o pronto atendimento no bairro. Os projetos já estão prontos e deverão ser apresentados durante a reunião. Paralelamente, a Secretaria de Saúde está se reestruturando para garantir o atendimento no local, através de remanejamento de profissionais e novas contratações, se for necessário. “Vamos reforçar o atendimento no Centro de Saúde e na UBS do Jardim Maracanã, para onde serão encaminhados os atendimentos básicos. A maioria dos funcionários da UBS da Vila Pioneiro vai atuar na unidade de Pronto Atendimento 24 horas. Com a reestruturação, será muito pequena a necessidade de novas contratações”, afirmou o secretário de Saúde, Thiago Stefanello. Ele também espera uma redução na demanda da UPA da Vila Becker. Com o Pronto Atendimento na Vila Pioneiro, os moradores do bairro deverão ser atendidos no local, e talvez seja possível o remanejamento de profissionais.
Ainda na terça-feira deverão ser expostos os projetos para a reurbanização da Rua Cyro Fernandes do Lago, em frente ao Mini-Hospital, a implantação do Centro Municipal de Fisioterapia e Reabilitação, a nova central de especialidades, que funcionará junto ao Mini-Hospital, e a definição da área para a nova sede da Unidade Básica de Saúde da Vila Pioneiro.
Os projetos deverão ser apresentados à comunidade, assim como o cronograma de execução.