Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

AMBIENTE

Representantes do Ecomuseu de Itaipu entregam cronograma ao município

Os representantes do Ecomuseu de Itaipu visitaram o município de Toledo na última quinta-feira (1) com o objetivo de entregar o cronograma da Rede Regional de Cultura e Patrimônio da Bacia Paraná 3 (BP3)

02/02/2017 - 16:50


Os representantes do Ecomuseu de Itaipu visitaram o município de Toledo na última quinta-feira (1). O objetivo da visita foi a entrega do cronograma da Rede Regional de Cultura e Patrimônio da Bacia Paraná 3 (BP3). O vice-prefeito, João Batista Tita Furlan, que também responde pela Secretaria de Cultura, recebeu os representantes em seu gabinete, na prefeitura.

Para Tita, todas as parcerias que possam contribuir com o município são de extrema importância. “Foi-se o tempo em que a gente se trancava em um quartinho fechado para poder ter novas ideias. Precisamos buscar tudo o que foi bem feito e deu certo. Nós da administração temos a intenção de fornecer o melhor espaço público possível para o acesso da população, desenvolvendo, além de ações pontuais, políticas públicas de cultura”, explicou Tita.

De acordo com a coordenadora de Eventos da Secretaria de Cultura, Magda Ritter, o município está de portas abertas para novas ações culturais. “Toledo tem sido destaque no que tange a cultura e estamos à disposição para receber novas ideias que possam levar a cultura a todos e todas”, acrescentou a coordenadora.

Segundo a gestora do Programa de Valorização do Patrimônio Institucional e Regional de Itaipu, Tatiara Damas, a visita teve o objetivo de deixar o cronograma de atividades e dar boas vindas aos novos gestores. “A Rede Regional de Cultura e Patrimônio da BP3 consiste em um instrumento de articulação e Toledo compõe esse território de abrangência no qual realizamos encontros periódicos, atividades formativas com foco na qualificação, discussão de processos de políticas públicas e culturais para a região, processos ligados aos museus e ao patrimônio regional”, acrescentou Tatiara.

Ecomuseu

O Ecomuseu de Itaipu tem 29 anos de atuação e realizou 60 exposições temporárias de diversos temas e seguiu uma linha oferecendo novos olhares sobre o acervo exposto promovendo exposições regionais, nacionais e internacionais.

De acordo com Tatiara, o objetivo do Ecomuseu é a expansão das atividades. “O Ecomuseu desenvolve uma das ações do programa Cultivando Água Boa que é ligada ao patrimônio e à cultura de cada região. Temos a intenção de realizar um trabalho com a sociedade civil com o objetivo de fortalecer a gestão cultural no território da BP3. Como estávamos dando um foco maior na questão da gestão pública, no final deste ano queremos realizar um fórum de políticas culturais e estamos tendo bastante adesão a essa ideia. O desafio para 2017 é a ampliação das representações municipais”, explicou a gestora.

Sem nome %28550 x 250 mm%29
2web banner 550x250px