“Nossa ideia é apresentar o futuro, hoje. Com o apoio da Acit, vamos escolher duas empresas que mais se destacam no segmento, para fazer um diagnóstico de maturidade e aplicar o conceito Indústria 4.0”, resume o decano da PUCPR Câmpus Toledo, professor Renato Tratch, que nesta terça-feira (7) se reuniu com diretores da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) no sentido de firmar uma parceria com o objetivo de fomentar e incentivar empresários do setor industrial e, dessa forma, auxiliar no desenvolvimento do setor.
A ideia, ainda, é difundir o assunto para todos os empresários do setor, incluindo acadêmicos que se preparam para entrar no mercado de trabalho. Segundo Renato Tratch, a procura pela Acit foi natural pela grandeza da instituição, por sua representação junto à comunidade empresarial, “dentro e fora de Toledo”, comentou.
Ainda de acordo com o decano da PUCPR Toledo, um palestrante foi contratado para fazer a contextualização dos resultados obtidos nas duas empresas, “neste momento, com o tema Indústria 4.0 – Uma tendência inevitável. Queremos esclarecer eventuais dúvidas dos empresários sobre o conceito”, frisa. A PUCPR pretende reunir os empresários do segmento industrial, além de acadêmicos, para que conheçam novidades do setor, como a Indústria 4.0, que é a individualização da customização, com foco na demanda do cliente.
O encontro foi conduzido pela diretora de Indústria da Acit, Cleonice Malheiro, e contou com a participação do gerente da entidade, Marcel Sarturi, da coordenadora de Treinamentos, Katiane Weisheimer, além do acadêmico de Engenharia de Produção da PUCPR, Hermes Fiorentin.
O grupo agora planeja realizar a palestra que irá reunir empresários e acadêmicos, no mês de maio, tendo em vista que o período é lembrado como o Mês da Indústria e, anualmente a Acit realiza eventos voltados ao público.
Para a diretora de Indústria da Acit, Cleonice Malheiro, é preciso integrar empresários do setor industrial, junto às universidades. “Eles precisam conhecer esse novo conceito, que veio para ficar. Hoje o mercado é extremamente competitivo, é necessário estarmos preparados para enfrentar isso. A palestra que vai apresentar a ideia será muito interessante, agregando ao segmento. Agora vamos alinhar os detalhes do evento, como data e horário, além de difundirmos o assunto aos empresários, para que de fato, participem”, conclui.