Cerca de 250 jovens escoteiros, representantes de vários estados brasileiros, estarão em Toledo nos dias 26 e 27 de agosto participando do Mutirão Pioneiro, um evento realizado pelo Movimento Escoteiro do Brasil. O evento será realizado pela primeira vez no interior do estado e contará com uma programação aberta à comunidade no dia 26. Neste dia, os jovens, na faixa etária dos 18 aos 21 anos de idade, realizarão ações voluntárias na comunidade. Estão confirmadas participações de jovens esco0teiros do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, na faixa etária dos 18 aos 21 anos de idade.
Na quinta-feira, 9, o assessor da Região Oeste do Ramo Pioneiro, professor Renato Tratch, acompanhado de demais escoteiros locais, esteve na prefeitura para informar a administração sobre o evento e discutir as ações que poderão ser realizadas em conjunto. Nas edições anteriores, os jovens realizaram pintura de escolas, postos de saúde, melhorias em estruturas públicas, conserto de móveis, entre outras atividades, todas voluntárias. “Precisamos definir ações que poderão ser realizadas em um dia, aproveitando o voluntariado destes jovens”, informou Renato, destacando que até agosto será feita uma preparação dos jovens, com capacitações dentro daquilo que será proposto realizar. O movimento escoteiro também poderá somar-se ao município, viabilizando a doação de equipamentos e materiais necessários para realizar a ação proposta.
A prefeitura fará agora um levantamento das ações que podem ser feitas neste dia para organizar a programação. Entre as iniciativas sugeridas estão pintura e melhorias em escolas, unidades de saúde, recuperação de praças, entre outras atividades. Em contrapartida, o grupo pediu apoio para o transporte dos jovens do local de concentração, no Acampamento Iftael, aos pontos onde serão realizadas as atividades.
Toledo conta atualmente com o Grupo de Escoteiros Vicentino, com sede na antiga Associação dos Contabilistas de Toledo, reunindo crianças e jovens a partir dos 6 anos e meio. As reuniões são realizadas aos sábados, das 14h30min às 17h. Para participar, é preciso se inscrever no local e pagar uma taxa mensal de R$ 45,00 utilizada para as despesas das atividades realizadas durante os encontros.
O prefeito, Lucio de Marchi, informou que o município realizará ações que envolvam toda a equipe de trabalho, a comunidade, através de associações, conselhos de pais, entre outras lideranças, para que o trabalho seja ainda mais amplo. “Vamos reunir não apenas 250 jovens, mas cerca de 1000 pessoas que neste dia estarão realizando atividades voluntárias na comunidade”.