Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Teatro abre cortinas para a Virada Cultural

Um dos principais espaços da I Virada Cultural de Toledo, o Teatro Municipal abre as portas neste domingo (29), a partir das 14h. A primeira atração a pisar o palco será a Ginástica Rítmica, com atletas da equipe de rendimento, em seguida espetáculos de danças, corais e teatrais embalam o dia até às 22h.

27/05/2011 - 14:16


A diversidade artística conduzirá a plateia a inúmeras sensações, mas os risos são garantidos  em “A Comédia de um homem só”, encenada pelo ator, humorista e sapateador Hélio Barbosa. “Desejo que o teatro lote, gosto muito de Toledo, cidade onde já estive por duas vezes. Um evento como esse proporciona arte a todo mundo e de forma gratuita”, convoca o curitibano, que em tom de testemunho traz imitações e sátiras sobre o relacionamento entre homens e mulheres.
A carreira desse showman começa em 1982, que traz no currículo 50 montagens entre peças adultas e infantis, além de dois longas e seis curtas-metragens no cinema. Dono de cinco troféus Gralha Azul, principal prêmio teatral paranaense, o ator resolve apostar, em 2006, num trabalho mais autoral. “Todo ator sonha com um solo, em que pudesse fazer e falar as coisas em que acredito. O show é autorreferente e traz uma linguagem que conjuga humor com teatro”, explica Hélio Barbosa, dedicando o espetáculo a todos que se levam extremamente a sério. “Hoje há uma moda em se falar em stand up comedy , um estilo nascido nos EUA, mas que no Brasil, em 1947, o José Vasconcelos já fazia isso de conversar com o público e apresentar um texto engraçado".
Além da comédia de Hélio Barbosa às 19h, as artes cênicas terão como representantes o grupo Putz com a peça “Cadê o Mario” às 15h e o grupo da Sanepar que mostrará em apresentação única “A menina que morava no arco-íris” às 16h. Outro show esperado é o Raulzito, o melhor cover do país de Raul Seixas. “Cada vez mais precisamos de amor, compreensão, fé e coragem. Convoco as pessoas a participarem, não simplesmente de um show, mas de um encontro da sociedade alternativa”, prega Raulzito. Fechando as cortinas, o Rafain Show vai viajar pelo folclore latinoamericano em quase duas horas de danças e músicas mexicanas, argentinas, paraguaias, andinas e brasileiras.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29