1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

INFRAESTRUTURA & LOGÍSTICA

Oeste deve se mobilizar para garantir fatia dos recursos de logística de transporte, defende diretor do Dnit

Um encontro em prol do desenvolvimento regional - foi o que aconteceu na tarde desta sexta-feira (27), na sede da Amop. Estiveram presentes três deputados federais, seis deputados estaduais, entidades da sociedade civil e prefeitos. Na pauta questões como, a hidrovia, ferrovia e a duplicação das BRs-277 e 369. O diretor geral Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre – Dnit, Luiz Antônio Pagot defendeu maior articulação das lideranças regionais para garantir uma fatia dos recursos federais disponíveis para a logística de transporte.

27/05/2011 - 20:27


O diretor do Dnit afirmou que é prioridade do governo federal promover investimentos que modifiquem o atual quadro logístico de transporte e de riquezas do País. “O governo vai investir somente este ano R$ 14 bilhões em hidrovias e portos. Parte desse investimento será para viabilizar a hidrovia Paraná Tietê, com a construção de três eclusas ao longo de um trecho de 1250 quilômetros entre o Porto de Santos e o lago de Itaipu”, destacou.

Pagot avalia que é possível o Oeste garantir uma fatia dos recursos de hidrovia já em 2012, desde que haja muita mobilização das lideranças regionais.

Outra informação que o diretor do Dnit trouxe é de que em dois meses as obras do Contorno Oeste devem ser concluídas e alertou para que seja agilizado o projeto do Contorno Norte, pois esta obra deve desafogar o Trevo Cataratas.

Na previsão de Pagot o ramal da Ferroeste de Cascavel a Guaíra deve se tornar uma realidade em 2015. Segundo ele, o investimento será feito pelo governo e empresários da China, que também investirão na construção de uma ferrovia no Amazonas. Trata-se de um dos acordos firmados entre a presidente Dilma Rousseff e o governo daquele país em recente missão presidencial. O diretor do Dnit não citou números, mas disse que as obras devem constar do Orçamento da União do ano que vem.

Quanto a duplicação das BRs 277 e 369, Pagot defendeu que haja mobilização da sociedade, para romper com a morosidade das obras de duplicação das rodovias pedagiadas.

O deputado Estadual Elton Welter (PT) avaliou a reunião como extremamente produtiva. “A visita do diretor do Dnit confirmou o que temos dito sobre as intenções do governo Federal de mudar o cenário logístico do país e do Oeste. Precisamos manter firme o propósito de construir um grande bloco de lideranças regionais, independente de partidos e em defesa do Oeste”.

O presidente da Amop e prefeito de Jesuítas, Aparecido José Weiller Junior, enalteceu o nível dos debates e a e diversidade de pensamentos e opiniões que dizem respeito a temas de amplo interesse regional e que somam um conjunto de ações voltadas a tornar o Oeste um lugar melhor para viver.

 

Com informações das assessorias da Amop e do deputado Estadual Elton Welter

 

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29