O Requerimento nº 26, dirigido ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e ao presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, manifesta “repúdio desta Casa de Leis pela Proposta do Governo Federal que trata da Reforma da Previdência Social”. Segundo o documento, a proposta encaminhada ao Congresso Nacional, através da Emenda à Constituição – PEC 287/2016, “necessita ser amplamente debatida, com a realização de audiências públicas com a população e órgãos de classe para avaliar melhor medidas que serão tomadas”. Para os vereadores Marli do Esporte, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Valtencir Careca e Walmor Lodi “é necessário ampliar o debate, realizar audiências públicas com a população e com órgãos de classe, bem como ampliar o estudo para avaliar melhor os prós e contras de cada medida”. Embora registrem que, segundo o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, o déficit do INSS chegará a R$149,2 bilhões (2,3% do PIB) em 2016 e em 2017 está estimado em R$ 181,2 bilhões, os vereadores apontam que “a má gestão da previdência (e não há outra explicação para o referido furo) deveria ser reparado pelo próprio governo e não pelos trabalhadores, que agora terão que trabalhar mais para poder se aposentar.” No mínimo é necessário pensar em alternativas menos drásticas ao trabalhador, aponta o documento, destacando ainda que quase todos os trabalhadores ativos entrarão no novo sistema. “A medida será demasiadamente impactante na rotina do trabalhador, de modo que merece melhor estudo e debate antes da aprovação da PEC e neste momento, o repúdio desta Casa Legislativa”, aponta o documento.
POLÍTICA
Moção de 15 vereadores repudia proposta da Reforma da Previdência
A sessão da Câmara Municipal de Toledo na segunda-feira, dia 20, recebeu a moção assinada por 15 vereadores de repúdio à proposta de reforma da Previdência.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Itaipu aporta R$ 35 milhões para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus
- 4Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 5Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



