1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Hospital Bom Jesus: reforma de ala SUS mobiliza voluntários

Estão em processo de conclusão as obras de melhoria dos leitos destinados ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital Bom Jesus em Toledo. Em oito meses, onze quartos da ala cirúrgica e oito da área da clínica médica foram reformados. A iniciativa foi dos próprios colaboradores e da comunidade, todos colocaram - literalmente - a mão na massa. Já os recursos como tintas, cimento, gesso, forro e demais materiais foram obtidos por meio de doações e também com a venda de donativos no Bazar Solidário.

30/05/2011 - 13:06


Segundo Márcia Baptista, enfermeira chefe do Hospital Bom Jesus e uma das coordenadoras da ação, o projeto deu uma nova cara à ala e proporcionou um ambiente mais agradável. “É uma iniciativa de humanização. A melhora do paciente vai além do cuidado médico. Um ambiente confortável ajuda a acelerar o processo de melhora”, observa. “Agora nossa próxima luta é conseguir acomodações mais confortáveis para os acompanhantes”, complementa.

Investimento
Se colocado no papel, o projeto poderia custar - no mínimo - R$ 150 mil. Valores não dispensados pelo Sistema para tais fins. Conforme a enfermeira, os quartos ainda precisam se adequar às normas impostas pela Vigilância Sanitária - onde há exigência de um banheiro a cada seis leitos. “Para alcançarmos este objetivo precisamos arrecadar ainda em torno de R$ 100 mil, destinados à ampliação e à adequação hidráulica. Contamos com a ajuda de todos”, finaliza.


Da Assessoria - MMatsuo

Sem nome %281144 x 250 px%29