1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Escolas Municipais vão ter Agenda Digital

Projeto vai iniciar como piloto em duas creches e duas escolas. Se aprovado, será estendido para todas as escolas e cmeis do município

03/04/2017 - 17:43


As escolas e centros de educação infantil de Toledo vão poder contar com um aplicativo de celular que permitirá o repasse de informações aos pais sobre os seus filhos de forma mais ágil por meio eletrônico. O aplicativo poderá ser instalado no celular e permitirá o repasse de informações básicas como tarefas diárias, provas, recados, eventos, entre outros dados que geralmente são  encaminhados pela agenda escolar, consumindo papel e tempo extra dos funcionários.

O projeto será implantando inicialmente como piloto em duas escolas e dois centros de educação infantil e posteriormente estendido às demais escolas e cmeis do município, dependo da aceitação das instituições e da comunidade. O aplicativo e o seu funcionamento foi mostrado nesta segunda-feira a Prefeitura e representantes das escolas e cmeis que serão beneficiadas inicialmente. “A Agenda Digital faz parte de um projeto maior que é o Toledo Digital. Através deste projeto serão implementados diversos outros que visam garantir uma participação maior dos contribuintes no município, por meio digital”, explica a diretora do Departamento de Informática do município, Elisabeth Balcewicz, que está coordenando o trabalho.

A proposta deve reduzir significativamente o consumo de papel, reduzir dados ao meio ambiente, além de dar mais agilidade e segurança no envio e recebimento de informações. Ela explica que a operacionalização é simples e que o treinamento e cadastro dos alunos e pais deverá ser feito com a orientação do Departamento de Informática. O aplicativo já está sendo usado em 35 escolas do Paraná, com excelente aceitação.

Inicialmente o projeto será implantado nos centros de educação infantil Cleusi Berguer, no Jardim Santa Maria, Iraci Batista, na Vila Pioneiro,  e escolas Ari Arcássio Goesller, no Jardim Santa Maria, e Borges de Medeiros, na Vila Industrial. As escolas e cmeis foram definidas em parceria com a Educação e consideram o trabalho desenvolvido em cada uma. “São escolas e cmeis que percebemos uma aceitação maior das novas tecnologias e uma participação e interesse dos pais, o que vai permitir uma avaliação mais precisa, além de eventuais adaptações”, comenta Janice.

Ele acredita que além da economia, o projeto deverá evitar o retrabalho. Ela agradeceu a parceria com o Departamento de Informática e adiantou que deverão ser estudados outros trabalhos em comum como o cadastro on line de vagas para cmeis além de um sistema próprio de registro escolar. Hoje o município utiliza o do estado.

Sem nome %281144 x 250 px%29