1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Welter é o único deputado representado no Observatório Social

Na última sexta-feira (27), o Observatório Social de Toledo - OST realizou a prestação de contas do primeiro quadrimestre deste ano e habitualmente convida os deputados estaduais e federal para fazerem a prestação de contas de suas ações como representantes da sociedade. O deputado estadual Duilio Genari (PP) e o deputado Dilceu Sperafico (PP), não compareceram e não enviaram representantes. O deputado Estadual Elton Welter (PT) enviou representante. O observatório é uma entidade da sociedade civil que tem como foco o controle social de aplicação e fiscalização dos recursos e gastos públicos do município, tanto do Executivo como do Legislativo.

30/05/2011 - 21:13


Elton Welter (PT) foi representado pela sua assessora, Maria Cecília Ferreira. Ela disse que um conflito de agenda impossibilitou o deputado de comparecer a reunião do Observatório. “Uma reunião regional em Medianeira, previamente agendada, impossibilitou a presença do deputado, mas nas próximas oportunidades ele se fará presente”.

Maria Cecília destacou que o deputado Welter reconhece a importância da representação parlamentar e dos seus 19 mil votos em Toledo. “O deputado está bastante consciente do papel que deve desempenhar na comunidade de Toledo e região”.

Welter assumiu o mandato em fevereiro quando o Deputado Luiz Claudio Romanelli se licenciou para assumir a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social. Após 13 dias no exercício do mandato, uma liminar o afastou garantindo a vaga ao suplente do PMDB, Gilberto Martin. No último dia 2 de maio, Welter foi reconduzido ao cargo por uma decisão do Supremo Tribunal Federal.

Maria Cecília relatou que o deputado estadual Elton Welter é integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito dos leitos dos SUS, que é presidida pelo Deputado Paranhos, de Cascavel. “A comissão realiza diligências em vários hospitais públicos e privados do Estado. Nesta semana, a comissão vai fiscalizar os hospitais do Sudoeste. Em breve a Comissão deve visitar Toledo”.

Welter integra a Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação. “O mandato do Deputado vai estar focado nos problemas das estradas do Oeste, como a duplicação da BR 277; da BR 163, entre Guaíra e Rondon. As demandas do Pacto Oeste como o transporte intermodal, o Aeroporto Regional e a questão dos pedágios, enfim, todas as questões relacionadas aos transportes e obras”, relatou Maria Cecília.

O deputado ainda é Líder da Frente Parlamentar de Economia Solidária. Na quinta-feira (25), ele presidiu uma audiência pública, onde participaram mais de 80 pessoas.

A assessora informou que a discussão se voltou ao Projeto de Lei 865/2011, que cria a Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa e transfere para esta Secretaria que terá status de Ministério as atribuições da Economia Solidária. O projeto está tramitando no Congresso Nacional, na Câmara de Deputados.

O deputado também é líder da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar. Neste sentido, ele apresentou um Projeto de Lei 413/2011, neste mês, que dispõe sobre os incentivos em implantação de sistemas de produção agroecológicas pelos produtores familiares do Estado do Paraná. “É um projeto considerado importante. Atualmente, ele está tramitando nas Comissões na Assembleia e aguardamos algumas sugestões e contribuições da comunidade de Toledo. Haverá uma audiência pública no dia 7 de junho, às 9h, em Curitiba sobre a implantação do sistema de produção agroecológico”.

Maria Cecília lembrou que esta sendo discutida na Assembleia, a Lei de Diretrizes Orçamentária do Estado, onde o deputado Elton Welter apresentou algumas emendas. “O deputado ainda espera retomar alguns projetos de Lei que haviam sido apresentados durante o mandato passado, como a eleição para Reitor nas Universidades e outras questões”.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29