Uma reunião na manhã desta terça-feira (02) com representantes do curso de psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) – Toledo e do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Toledo e Região (STIA), deu o pontapé inicial ao Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), que tem como lema “Preparando o Amanhã”.
O benefício é um projeto pioneiro em Toledo e será estendido aos associados ao Sindicato da Alimentação. Na prática a ação pretende atender os trabalhadores que estão prestes a se aposentar ou que, mesmo aposentados, continuam trabalhando, de forma que possam aproveitar melhor o tempo após o desligamento do trabalho.
Segundo a acadêmica do 9º período do curso de psicologia Carla Miron Jaocobowski Tanaka, que desenvolverá o projeto com o colega André Luis Muller, o PPA se mostrou viável para os trabalhadores do setor de alimentação após a aplicação de um questionário em que puderam conhecer sobre a vida de cada trabalhador e suas necessidades. “Através deste questionário conseguimos detectar vários pontos que podemos trabalhar como forma preventiva aos trabalhadores”, disse a estudante.
Para o presidente do STIA-Toledo, João Moacir Lopes Belino, a parceria com a PUC vai contribuir para quem estiver prestes a se aposentar. “Eu convido os trabalhadores a participarem e tenho a certeza que o único objetivo deste projeto é ajuda-los a ter uma vida melhor após se desligarem definitivamente das funções”, explicou o presidente.
Inscrições
Os trabalhadores que tiveram interesse em participar das palestras que terão limite de 40 pessoas podem fazer inscrições na Secretaria do Sindicato. Até agora estão marcadas as datas de 5 e 12 das 15 às 17 horas e 6 e 13 de junho das 9 às 11h. Além das palestras, os acadêmicos também farão terapia de grupo com 10 pessoas e as datas serão marcadas conforme a demanda de inscritos.
O PPA será supervisionado pelo professor da PUC Marcelo Fabrício Horostecki e pela farmacêutica Ana Lúcia Garcia, responsável técnica no Sindicato da Alimentação.