Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

TRÂNSITO

Lançada programação do Maio Amarelo em Toledo

Atividades serão realizadas ao longo do mês para conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados no trânsito para prevenir acidentes

04/05/2017 - 18:00


Foi lançada nesta quinta-feira (04) a campanha Maio Amarelo, que prevê uma série de ações no município para prevenir acidentes de trânsito. Durante todo o mês serão realizadas palestras, blitzes, caminhadas, ciclismo, entre outras atividades visando orientar a população. Com o tema “minha escolha faz a diferença no trânsito”, condutores e pedestres vão receber informações de como se portar no trânsito. O evento contou com a presença do prefeito Lucio de Marchi, do vice-prefeito João Batista Tita Furlan, do secretário de Segurança e Trânsito, João Vianei Crespão, e demais integrantes da sua equipe, secretários, vereadores, representantes dos demais setores envolvidos, imprensa e representantes das empresas que estão apoiando a iniciativa.

As mortes por acidentes de trânsito ocupam o terceiro lugar entre as principais causas de mortes em Toledo. O alerta foi feito pelo secretário de Saúde, Thiago Stefanello, que destacou os custos para a sociedade, com a perda de entes queridos, como também para o sistema de saúde, sobrecarregando a estrutura existente. Hoje, informou ele, o Hospital Bom Jesus tem uma capacidade de atendimento de 20 leitos de UTI adulto por mês. Nos últimos cinco meses , em média, foram 18 pacientes/mês que precisaram de neurocirurgia, vítimas de acidentes de trânsito. Todos precisaram de neurocirurgia e no mínimo três dias de UTI. “Seria como fechar a UTI três dias por mês somente para vítimas do trânsito”, observa o secretário de Saúde. As mortes por acidente de trânsito ocupam o quinto lugar no país, o terceiro em, Toledo. Do total de acidentes, 48 por cento são com motos e 21 por cento de bicicleta.

Conforme o secretário municipal de Segurança e Trânsito, João Vianei Crespão, o álcool e o excesso de velocidade estão entre as principais causas de acidentes de trânsito. Aparecem ainda outras infrações, como o uso do celular ao volante, avanço do sinal vermelho, não uso do cinto de segurança, entre outras questões, razão pela qual se justifica plenamente ações preventivas e educativas no trânsito. “Precisamos conscientizar sobre as responsabilidades no transito para reduzir o número de acidentes com vítimas. Nos acidentes com a velocidade dentro dos limites estabelecidos, os danos geralmente são só materiais”, relatou o secretário.

O prefeito de Toledo. Lúcio de Marchi,  informou que o município deverá fazer estudos e desenvolver projetos para segurança e fluxo no trânsito, além de investimentos em ciclovias entre outros para garantir a segurança e o uso de transportes alternativos. Para os grupos de pedais e de corrida que estão surgindo e que utilizam rodovias para a prática de atividades físicas, serão desenvolvidos estudosque visem a construção de uma rota ligando comunidades do interior, além do acesso ao aeroporto municipal Luiz Dalcanalle Filho. 

O vice-prefeito Tita Furlan lembrou a importância da conscientização das crianças, para evitar problemas futuros, e o papel que elas exercem, alertando os próprios pais quanto a eventuais infrações. Ele destacou que o trabalho de orientação deve ser permanente e que mesmo as multas de trânsito, apesar das reclamações que sempre geram, são importantes para policiar os motoristas e coibir infrações.

Programação

A programação do Maio Amarelo vai contar com palestras, blitz educativas e também uma inovação neste ano. Serão realizadas atividades com pedestres e ciclistas, orientando-os para a prática de atividades físicas com segurança. “Observamos diversos grupos de ciclistas na cidade, mas que não utilizam as ciclovias. É importante incentivar a prática de atividades físicas, mas também que seja feita com segurança para evitar acidentes”, afirma o secretário de Segurança.

Neste sábado, 6, às 16h , será realizada a primeira etapa do projeto Movimente o seu bairro , com caminhada e corrida de 3 e 6 quilômetros. O ponto de partida será em frente ao futuro Hospital Regional. No dia 7, às 7h30min, em frente à Cooperativa Coato, na saída para São Luiz do Oeste, será realizado um pedal contra o relógio. No mesmo dia, às 9h30min, da Associação Sperafico até Sol Nascente,  retornando até a Associação, será realizado um Pedalão com grupos de pedal. 

No dia 13, às 9h, blitz de conscientização para a educação no trânsito em frente à catedral Cristo Rei. No dia 21, às 9h, passeio ciclístico, saindo do Parque Ecológico, percorrendo as principais ruas de Toledo. No dia 26, às 14h30min, será realizado um festival de corridas no horto Florestal do Parque Ecológico.

O encerramento da programação será no dia 28, com atividades esportivas e culturais, das 15 às 18h, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Durante o período serão realizadas palestras e orientações em parceria com as empresas participantes.

2web banner 550x250px
Sem nome %28550 x 250 px%29