1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Audiência pública discute incentivos à agricultura orgânica

A Assembléia Legislativa do Paraná realiza na próxima terça-feira (7) audiência pública sobre a implantação de sistemas de produção agroecologica na agricultura familiar. A iniciativa é do deputado Elton Welter (PT), líder do Bloco Parlamentar de Agricultura Familiar e autor do projeto de lei que dispõe sobre incentivos à implantação da agricultura orgânica pelos agricultores familiares.

31/05/2011 - 13:26


Para o deputado, a sociedade precisa discutir a mudança de paradigma da produção agropecuária do Estado e os incentivos para que os agricultores familiares produzam alimentos aliando políticas de produção com as de conservação ambiental “O Paraná, ao mesmo tempo em que é o maior produtor de grãos do país, é também o maior usuário de agrotóxicos do Brasil. É preciso adotar uma política mais conservacionista, para garantir a preservação da qualidade da água e do solo e saúde da população paranaense”, analisa.

O projeto prevê a criação de políticas de incentivo para a produção agroecologica, através da prestação de assistência técnica e extensão rural pública, pesquisa agroecologica, comercialização de produtos agroecologicos, apoio a feiras  e processos de certificação de qualidade.

“Os produtores rurais, especialmente os agricultores familiares, podem se beneficiar muito ao adotar uma proposta de agricultura que seja socialmente justa, economicamente viável, ecologicamente sustentável e que englobe formas de produção orgânica, O mercado mundial para alimentos orgânicos está crescendo cada vez mais e o Paraná  pode se tornar referência na agricultura agroecologica se o Estado incentivar e apoiar os agricultores”, diz Welter.

Na audiência pública, que acontecerá no plenarinho da Assembléia Legislativa, estarão presentes representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, do Ministério Público do Meio Ambiente, da Associação de Produtores Orgânicos do Paraná ( Aopa) e da Associação dos Consumidores de Produtos Orgâncios ( Aopa),  

 

 

Assessoria de Imprensa Deputado Elton Welter

Jornalista responsável- Débora Iankilevich ( RP 1069)

Sem nome %281144 x 250 px%29